As obras foram inicadas no Jardim Bertioga. Outros 10 bairros também receberçao a rede de esgoto até o ano que vem| Foto: Divulgação - Sanepar

Sanepar inicia estudos para ampliar captação no Rio Pirapó

Ainda este mês, a Sanepar iniciou os testes para colocar em funcionamento a nova subestação de energia construída na captação do Rio Pirapó, em Maringá. A medida busca aumentar a capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA), responsável por 85% do abastecimento da cidade.

"Após a conclusão das obras, e com o incremento no sistema de bombeamento proporcionado pela nova subestação, a ETA estará preparada para atender a população de Maringá até 2024", afirmou o diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Júnior, em entrevista para aAgência Estadual de Notícias (AEN).

A unidade, em fase de conclusão, possui 34.500 Volts, ampliando o sistema de bombeamento de água bruta dos atuais 900 litros por segundo para 1.400.

CARREGANDO :)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciou nesta segunda-feira (14) mais uma etapa da ampliação da rede coletora de esgoto de Maringá. Desta vez, estão previstas obras em 11 bairros, começando pelo Jardim Bertioga. Segundo a assessoria de comunicação da estatal, serão investidos nesta fase R$ 3,8 milhões (em recursos da própria Sanepar e do PAC do Saneamento) para instalação de mais de 52 mil metros de tubulações.

Publicidade

As obras devem ser concluídas até fevereiro do próximo ano. Além do Jardim Bertioga, a rede de esgoto será instalada nos jardins Aeroporto, Sanenge III, Europa, Céu Azul, Porto Seguro, Del Plata, Madrid, Cidade Canção, Catedral e Gleba Ribeirão Pinguim.

De acordo com a Sanepar, o Jardim São Francisco e parte do Jardim Universo também fazem parte deste lote e já receberam a rede coletora de esgoto. O lote também inclui a construção de uma travessia subterrânea no Contorno Sul e a implantação de 2.650 ligações prediais.

Rede de esgoto deve atender 98% de Maringá até 2012

Atualmente, o índice de coleta de esgoto na cidade de Maringá é de 95,47%. A Sanepar espera que após a conclusão da etapa iniciada nesta segunda-feira (14) (que deve ocorrer em 2012), o município alcance índice de 98%.

Além desta obra, estão sendo concluídos os serviços na Região Sul da cidade, onde foram atendidos oito bairros, entre eles os jardins São Silvestre, Sol Nascente e Cidade Canção. O investimento foi de aproximadamente R$ 3 milhões.

Publicidade