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Pesquisa analisou pavimento das rodovias e acostamentos, sinalização e até geometria das estradas | Marcelo Elias/Agência de NotíciasGazeta do Povo
Pesquisa analisou pavimento das rodovias e acostamentos, sinalização e até geometria das estradas| Foto: Marcelo Elias/Agência de NotíciasGazeta do Povo

As duas piores rodovias do Paraná ficam na região Noroeste. É o que mostra a Pesquisa Rodoviária 2009, divulgada na quarta-feira (28) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Entre as 50 estradas do estado analisadas, apenas a PR-453, entre Borrazópolis e a PRT-272 (Cruzmaltina); e a PR-468, que liga Umuarama a Boa Esperança, em dois trechos, receberam o conceito "péssimo". Em todo o Paraná, 50,8% das estradas estão em condições insatisfatórias (péssimas, ruins ou regulares). No Brasil, esse índice é de 69%.

Os dados foram colhidos por 15 equipes da CNT entre junho e julho deste ano. Os técnicos analisaram o pavimento (condições do asfalto e do acostamento), a sinalização (placas e faixas) e a geometria (perfil da pista) das vias, atribuindo a cada um desses itens um conceito entre péssimo e ótimo.

A PR-453, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, tem cerca de 11 quilômetros - todos foram inspecionados pela CNT. Já a PR-468, na qual a vistoria abrangeu 38 quilômetros, tem extensão de aproximadamente 90 quilômetros. Ambas foram avaliadas como "péssimas" nos itens sinalização e geometria, e receberam conceito "ruim" no quesito pavimento.

Neste ano, os acidentes na PR-468 deixaram sete pessoas feridas e uma morta. O óbito ocorreu em fevereiro, quando um carro e um caminhão bateram de frente, matando uma jovem de 22 anos. A reportagem não conseguiu contato com a 2ª Companhia de Polícia Militar Rodoviária, em Londrina, responsável pela fiscalização da PR-453. Dados do Jornal de Maringá mostram que houve pelo menos uma morte da estrada, em agosto, depois que um pedestre foi atropelado (veja o intertítulo "Atropelamento na PR-453").

O DER do Paraná informa, por meio da assessoria de imprensa, que a PR-453 passou por obras de revitalização, concluídas em agosto - após a inspeção da CNT, portanto. O órgão diz que executou melhorias no pavimento e na sinalização da via e que, hoje, a situação da rodovia é outra.

Em relação à PR-468, o DER afirma que realizou obras em 60 quilômetros da estrada, que incluem os trechos entre Umuarama e a PR-180, e Janiópolis e a BR-369. Estão em andamento serviços entre a PR-180 e o município de Moreira Sales. O desgaste na via se deve ao intenso fluxo de caminhões carregados de areia.

Pequena melhora

A última pesquisa do gênero foi feita pela CNT em 2007. De lá para cá, o índice de rodovias em situação insatisfatória no Paraná caiu de 52% para 50,8%. Em nível nacional, a redução foi de 73,9% para 69%. Neste ano, o estado teve 13,7% das estradas com conceito "ótimo" e 35,5%, com "bom".

Assim como na pesquisa anterior, o Paraná não figura nem entre as 10 melhores ligações nem entre as 10 piores. O melhor trecho para se andar no país é entre São Paulo e Taubaté (SP) pela SP-070, que é administrado pela concessionária Eco­pistas; a pior ligação é entre Leopoldina (MG) e a BR-262, também em Minas Gerais, administrada pelo poder público. As 10 melhores ligações rodoviárias do país são administradas por concessionárias.

O melhor trecho no Paraná liga Curitiba a São Paulo pela BR-116, que recentemente passou a ser administrado pela concessionária Autopista. O trecho ocupa a 21.ª posição entre as 109 principais ligações estudadas pela CNT. A pior colocação do Paraná no ranking é representada pela ligação de Barracão a Cascavel, na Região Oeste, que compreende as rodovias BR-163, PR-163, PR-182 e PR-582. A ligação é considerada regular e está sob a administração pública, ocupando a 97.ª posição no ranking nacional.

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