Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Calor

Reservatórios de água baixam e Marialva corre risco de racionamento

O tempo seco e a falta de chuvas têm feito cair nos último dois meses o volume de água tratada em Marialva, região Noroeste, 20 quilômetros de Maringá, e nesta quarta-feira (25), o Serviço de Água e Esgoto de Marialva (Saema) anunciou que os reservatórios já estão abaixo do nível ideal de operação, tendo diminuído 25% nas últimas duas semanas na zona urbana e 38% no distrito de Aquidaban.

O problema se agrava, pois Marialva é abastecida exclusivamente por minas e poços artesianos (23 no total), que sofrem mais com a estiagem do que locais onde há captação de água de rios. "Chuvas fortes que possam recuperar o lençol só devem vir em outubro. Não é uma calamidade, mas pode sim haver racionamento", disse o diretor da Saema, Ademir de Souza.

"Com a estiagem prolongada, nossa produção diminuiu muito nesses últimos dias. Nossos reservatórios estão abaixo do ideal para atender o aumento de demanda nesta época de seca. A poeira e a baixa umidade trazem desconforto a todos, mas precisamos estar conscientes de que se não economizarmos água, poderá haver problemas no abastecimento", explicou.

O distrito de Aquidaban sofre mais que a cidade de Marialva. De acordo com Souza, o reservatório de 75 mil litros é abastecido por um poço, mas a bomba não vence encher o reservatório. "Estamos perfurando mais poços e aumentando os reservatórios, mas pedimos a colaboração da população", continuou.

Como colaborar

- Evite lavar calçadas e quintais. Em casos de extrema necessidade, utilize balde e vassoura para remover a sujeira;

- Só utilize a mangueira com o bico "esguicho" do tipo gatilho com fechamento automático que garante um menor consumo de água;

- Evite banhos demorados, se ensaboando com o chuveiro fechado;

- Feche a torneira ao escovar os dentes ou ao fazer a barba;

- Molhe as plantas com moderação;

- Oriente as crianças para não utilizar água em brincadeiras;

- Mantenha sua residência sem vazamentos e não deixe as torneiras escorrendo água sem utilização.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.