Na tarde dessa sexta-feira (18), secretários e engenheiros da área técnica da prefeitura de Maringá realizaram a primeira reunião de trabalho para definir o projeto de execução das obras de revitalização da Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade. Neste encontro, foram debatidos, basicamente, a elaboração do projeto executivo, o cronograma de obras e o início do processo licitatório.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Guatassara Boeira, a autorização conquistada por Maringá para a contratação de operação de crédito externo possibilita a concepção do projeto e o início das obras necessárias até o mês de abril de 2010. "A nossa ideia era começar as obras o mais rápido possível, até mesmo em janeiro, mas existem procedimentos licitatórios que vão jogar isso para mais adiante. De qualquer forma, queremos iniciar os trabalhos até abril, talvez antes", afirma Boeira. Empréstimo
As obras serão feitas com recursos repassados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A autorização para o empréstimo junto ao BID foi solicitada por meio de mensagem do governo federal ao plenário do Senado, que aprovou o pedido na sessão da última quarta-feira (16). A obtenção dos R$ 23 milhões representa parte do financiamento do Programa de Mobilidade Urbana, vinculado ao Procidades. O projeto inclui obras como o rebaixamento da linha férrea e outros investimentos que caracterizam melhoria na mobilidade urbana, para redesenhar o tráfego da cidade.
"O financiamento viabiliza a execução do projeto que busca a criação de uma estrutura para transformar a Avenida Brasil em um corredor prioritário do transporte coletivo urbano no sentido leste-oeste, interligando-a também ao sistema de transporte dos municípios vizinhos de Sarandi e Paiçandu", destaca o comunicado repassado pela prefeitura de Maringá.
Ações
Entre as ações previstas na revitalização está a implantação uma canaleta preferencial para o tráfego de ônibus no trajeto da Avenida Brasil situado entre as regiões do Bosque das Grevíleas e da Praça Souza Naves. O financiamento também contempla a execução do sistema binário de vias públicas e o projeto para transposição da Universidade Estadual de Maringá (UEM), interligando o tráfego entre os setores norte e sul da cidade.