• Carregando...
Este ano, Barros tentou uma das duas vagas para o Senado Federal, mas ficou em quarto na disputa, atrás de Gleisi Hoffmann (PT), Roberto Requião (PMDB) – eleitos - e Gustavo Fruet (PSDB) | Arquivo
Este ano, Barros tentou uma das duas vagas para o Senado Federal, mas ficou em quarto na disputa, atrás de Gleisi Hoffmann (PT), Roberto Requião (PMDB) – eleitos - e Gustavo Fruet (PSDB)| Foto: Arquivo

Ricardo Barros

Engenheiro civil, foi prefeito de Maringá (1989-1993), vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e membro do Conselho Superior de Infra-Estrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Em 1994, foi eleito deputado federal e, desde então, reeleito sucessivamente. Em 2010, recebeu 2.190.539 votos para o Senado. Nasceu em Maringá, tem 51 anos.

O deputado federal e ex-prefeito de MaringáRicardo Barros (PP) será o secretário de Estado da Indústria e Comércio do próximo governo do Paraná. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) pelo governador eleito Beto Richa, que também divulgou o nome de outros sete novos integrantes de sua equipe.

Em entrevista para a Gazeta Maringá, Barros agradeceu a indicação de Richa e aproveitou para apontar algumas das metas de sua pasta. "Temos algumas lutas como a reforma tributária, a questão do câmbio e a ‘invasão’ dos produtos importados. Vamos articular essas questões e dar maior competitividade para as empresas paranaenses".

Este ano, Barros tentou uma das duas vagas para o Senado Federal, mas ficou em quarto na disputa, atrás de Gleisi Hoffmann (PT), Roberto Requião (PMDB) – eleitos - e Gustavo Fruet (PSDB). Barros somou 2,1 milhões de votos, o que corresponde a 20% do total.Com a derrota nas eleições, será a primeira vez nos últimos 16 anos que Barros não ocupará um cargo eletivo.

Demais anúncios

No próximo mandato, Cassio Taniguchi, que é engenheiro eletrônico, assume a secretaria de Planejamento. Ele já foi prefeito de Curitiba por dois mandatos, além de já ter sido diretor da empresa de Urbanização de Curitiba (Urbs) e um dos responsáveis pela implantação da cidade industrial na capital.

A mulher do governador eleito, Fernanda Richa, vai responder pela secretaria da Família e Desenvolvimento Social. Ela já presidiu órgãos ligados à ação social, como o Fundo de Assistência Social (FAS), em Curitiba, e conselhos na área.

Quem vai responder pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), será Tarcísio Mossato Pinto, natural de Jacarezinho, região Norte do estado. Ele é funcionário de carreira da casa.

Faisal Saleh será responsável pela pasta do Turismo. Ele é empresário na região de Foz do Iguaçu, no Oeste, e participou de ações relacionadas à área na região. Foi responsável pela criação do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, do Iguassu Convention & Visitors Bureau, da Câmara de Comercio Paraguaio- Americana e do Centro de Importadores e Comerciantes Del Alto Paraná.

Jonel Nazareno Iurk será o responsável pela secretaria de Meio Ambiente. Ele é natural de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e já foi superintendente do Ibama no Paraná entre 1995 e 1999.

Na secretaria de Cultura estará Paulino Viapiana. Ele é gaúcho e já exerceu diversos cargos, em empresas, relacionados à área de marketing e publicações.

Paulo Almeida Cesar – que é filho do ex-deputado e prefeito de Ponta Grossa, Djalma Almeida Cesar – vai ocupar o maior posto da secretaria de Segurança Pública. Ele é delegado federal e presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]