A Sanepar foi autuada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) por despejar resíduos de esgoto no Rio Canelinha, em Umuarama (a 172 km de Maringá. Os ribeirinhos dizem estar sofrendo com o mau cheiro da água que chega até as casas onde moram.Segundo os moradores da região, o problema já ocorre há dois meses e foi causado pelo rompimento de um cano durante uma forte chuva que assolou a região. Eles dizem que, com o acidente, parte do esgoto da cidade é despejado diretamente no rio.
"Tem hora que tem que fechar a casa, senão a gente não aguenta", reclama a moradora Francisca de Freitas, em entrevista à RPC TV Paranavaí. A dona de casa Marinete de Oliveira também diz estar incomodada com a situação. "Está insuportável. A gente perde até a fome."
O problema foi constatado por técnicos do IAP, que visitaram o local e confirmaram a poluição. "Está comprovado que está acontecendo a contaminação da água", afirmou o diretor do órgão, Geraldo Magela de Oliveira.
Por meio de nota, a Sanepar disse que está construindo nova estrutura, mais resistente, para que o esgoto volte a ser despejado em local correto. A previsão de término da obra é de um mês, segundo a nota.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião