Sarandi é a segunda cidade do Paraná e 31ª no Brasil com maior índice de homicídios de jovens. Isto é o que aponta o estudo Mapa da Violência 2013: Homicídio e Juventude no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (18). Os números foram levantados pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), com colaboração do Ministério da Saúde.

CARREGANDO :)

A metodologia faz uma média, sobre a quantidade de jovens vivendo das cidades em 2011, do número de mortes registradas entre 2009 a 2011. Em Sarandi, a taxa é de 157,8 pontos, ficando atrás apenas de Piraquara no Paraná, que tem 165,6 pontos. Com a população jovem estimada em 15.211 pessoas, Sarandi registrou oito homicídios em 2009, 17 em 2010 e 24 em 2011.

De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), Sarandi é identificada como uma área que necessita de atenção e de ações de repressão. E, com base nessa constatação e na atuação e trabalho policial desempenhado nos últimos meses, o índice de homicídios dolosos na cidade vem caindo significativamente este ano, com uma redução que contrasta com os números apresentados pelo estudo divulgado pela Cebela - que toma como base dados de quatro anos atrás.

Publicidade

Estudo não reflete o panorama atual da criminalidade em Sarandi

O prefeito de Sarandi, Luiz Carlos Aguiar, não foi localizado para prestar informações sobre os dados divulgados pela Cebela, mas seu assessor, Geraldo Irineu, o representou, afirmando que o estudo não reflete o panorama atual da criminalidade no município. "Esses dados não correspondem com a realidade de Sarandi. De dezembro de 2012 até agora foi registrada uma redução de 30% da criminalidade na cidade. Nesse período, dobramos o contingente de policiais e viaturas e assumimos o controle da situação", alerta.

Segundo informações do delegado de Sarandi, Reginaldo Caetano da Silva, nos seis primeiros meses do ano passado foram registrados 25 homicídios. Já nos seis primeiros meses deste ano esse número caiu para 18, sendo que em apenas três desses casos foi registrado o envolvimento de adolescentes.

Para o assessor do prefeito, o alto índice de homicídios entre os jovens se deve ao problema generalizado do tráfico de drogas. "O número de usuários de drogas é crescente no país, e em Sarandi não é diferente, mas nós estamos fazendo ações desde o início do ano para prender os traficantes e desarmar a população." Segundo informações da polícia, em 2013 foram cumpridos 35 mandados de prisão e 28 armas foram apreendidas em Sarandi.

Outras cidades

Publicidade

Outras duas cidades da região também aparecem entre as cem mais violentas para jovens: Cianorte, no Noroeste, com 101,7 pontos, na 82ª posição nacional e oitava estadual; e Campo Mourão, no Centro-oeste, com 101,2 pontos, na 84ª posição nacional e décima no estadual.

O Mapa da Violência apresenta as 30 maiores taxas de homicídios de jovens de cada estado. Maringá aparece na antepenúltima posição do Paraná, na 28ª colocação. A nível nacional, a cidade aparece na 326ª posição. Segundo o relatório, o Município registrou 26 homicídios de jovens em 2009, 21 em 2010 e 24 em 2011. A população jovem estimada em 2011 é de 66.031.

Na taxa de homicídios geral - independentemente de faixa etária - Maringá está posicionada no 858° lugar entre os 1.663 municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes. E configura no 60° lugar à nível estadual.