Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Semana do Empreendedor

Sebrae busca formalizar empreendedores em Maringá

Mobilização segue até sexta-feira (19) com orientações e palestras na Praça Raposa Tavares | Sodré Júnior - Assessoria Sescap-PR
Mobilização segue até sexta-feira (19) com orientações e palestras na Praça Raposa Tavares (Foto: Sodré Júnior - Assessoria Sescap-PR)

Maringá sedia a partir desta terça-feira (16) a Semana do Empreendedor Individual, evento realizado pelo Sebrae para estimular a formalização desta categoria. Até sexta-feira (19), a programação contará com atendimentos e palestras na estrutura especial de atendimento, montada na Praça Raposo Tavares.

Segundo o consultor do Sebrae em Maringá, Marcos Aurélio Gonçalves, o evento (que faz parte da Semana Global do Empreendedorismo) é uma excelente oportunidade para levar informações para empreendedores que atuam na informalidade. "O Sebrae vai disponibilizar conhecimento para esses empreendedores, com uma equipe técnica que, além de atender e orientar, também vai realizar a formalização do negócio", afirmou em nota encaminhada para a imprensa.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Maringá é a quinta cidade do Estado em número de formalizações, desde setembro de 2009. "Com a formalização, o empreendedor passa a ter uma série de benefícios, como, por exemplo, os benefícios da Previdência, mas o principal é poder conquistar novos clientes já que, na informalidade, ele não tem condições de divulgar seu trabalho", ressaltou Gonçalves.

Média alta de formalizações

Essa é a segunda edição da Semana do Empreendedor Individual. A primeira foi realizada no mês passado em Curitiba, Londrina e Guarapuava. Na ocasião, mais de 1,5 mil empreendedores se formalizaram no Paraná, uma média de 260 formalizações por dia, o dobro do registrado diariamente no Estado.

Desde setembro do ano passado, quando o Portal do Empreendedor entrou no ar, cerca de 37 mil empreendedores individuais foram formalizados no Paraná. Segundo dados do Sebrae, as atividades mais formalizadas têm sido comerciantes de artigos do vestuário e acessórios; cabeleireiros, lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; pedreiros, proprietários de bares e congêneres; costureiras; manicures, pedicures, depiladoras e esteticistas.

"Mais que números, a Semana do Empreendedor Individual mostrou como é importante levar conhecimento para aqueles que necessitam do apoio do Sebrae. São empreendedores que, no geral, não percebem que as instituições estão ao seu alcance e podem ajudá-los a melhorar sua qualidade de vida", avaliou o coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae, Cesar Rissete.

Em Maringá, o evento conta com participação da prefeitura; Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Conselho Regional de Contabilidade (CRC); Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR); Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal e Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.