A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou na tarde desta quinta-feira (16) o segundo caso de gripe A H1N1 na cidade. O paciente é uma criança que teve contato com familiares que estiveram em um país com que apresenta risco elevado de contaminação. A criança não apresenta mais sintomas e já está em casa, bem como o primeiro paciente confirmado no último dia 3.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quinta-feira (16) que já há transmissão sustentada da nova gripe no Brasil. Isso significa que o vírus circula de forma constante e ininterrupta no país.
De acordo com o ministério, além das pessoas que se infectaram no exterior e as que tiveram contato com elas, há outras sem vínculos com esses grupos que pegaram a doença. Temporão confirmou também que o número de mortes pela doença no país chega a 11.
O primeiro caso confirmado de transmissão sustentada foi a de um homem que morreu no último dia 30 de junho em São Paulo. Somente nesta quinta-feira, a Secretaria de Saúde de SP confirmou que não havia nenhum vínculo desta pessoa com alguém que veio do exterior.
"Esse era um fenômeno esperado de transmissão, especialmente no vírus influenza," disse o ministro. O Brasil é o oitavo país que confirma a transmissão sustentada.
Na quarta (16), o ministério confirmou 1.175 casos da nova gripe e a transmissão ainda era considerada limitada. Apesar da mudança, o ministro da Saúde garantiu que "o momento é um momento de tranquilidade."
- Transmissão da nova gripe no Brasil é contínua; 11 mortes são confirmadas pelo governo
- Fabricantes de vacina contra H1N1 podem ter fim de ano favorável
- Mortos por gripe H1N1 na Grã-Bretanha chegam a 29
- Com a 1ª morte no Rio, vítimas da nova gripe no país chegam a 7
- Rio Grande do Sul confirma quinta morte pela nova gripe no Brasil
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou