Com a liberação da verba do governo federal, as obras da segunda etapa do Contorno Norte podem começar até o fim deste ano. Representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do Ministério dos Transportes se reuniram na quarta-feira (19) em Brasília para finalizar discussões que estavam atrasando o início da nova fase das obras.
"Os detalhes ficaram acertados também com a Construtora Sanches Tripoloni [que realiza a obra]. Agora vamos aguardar apenas a formalização da documentação. Nos próximos dias, o Dnit vai cuidar dos procedimentos internos, que precedem a ordem de serviço. Após a ordem de serviço, a construtura já pode iniciar as obras. Uma reunião para decidir os planos de trabalho será realizada em breve. O prazo máximo para início das obras é janeiro de 2012", afirmou o responsável pelo Contorno Norte e engenheiro do Dnit José Carlos Belluzzi de Oliveira.
A segunda etapa será responsável pela duplicação da pista do contorno, no sentido de Paranavaí a Londrina. Além disso, serão construídos muros de contenção dos cortes; duas trincheiras na Avenida Pedro Taques; um viaduto na Avenida São Judas Tadeu e a ampliação de outras três pontes.
Para iniciar essas obras, cerca 50% da verba necessária para a realização da segunda etapa deverá ser liberada ainda neste ano. "Inicialmente, serão liberados R$ 30 milhões e, na sequência, mais R$ 30 milhões devem ser empenhados ainda neste ano, totalizando assim, metade dos recursos previstos para a segunda etapa. Isso possibilitará a plena continuidade das obras", disse Oliveira.
Na reunião de ontem em Brasília, ficou estabelecido que serão gastos R$ 120.246.578, 83 na realização de todas as obras da segunda etapa.
As denúncias de corrupção e desvios de verbas envolvendo o Ministério dos Transportes provocaram atrasos na assinatura do segundo contrato e, consequentemente, nas obras do Contorno Norte. A assinatura do contrato da segunda etapa está sendo aguardada desde julho deste ano.
Em junho, o TCU questionou a prática de sobrepreço de mais de R$ 10 milhões na segunda etapa da construção, realizada pela Sanches Tripoloni. A licitação para essa nova fase teve um custo inicial estimado em R$ 130 milhões.
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados visitou as obras em setembro para tentar resolver o impasse. O grupo iniciou uma negociação para a liberação dos recursos destinados à segunda etapa das obras.
Saída para Sarandi
Sobre a finalização da saída de Maringá para Sarandi, etapa pertencente à primeira etapa das obras do Contorno Norte, o engenheiro José Carlos Belluzzi de Oliveira afirmou que o tráfego deve ser liberado de 15 a 20 dias, se não houver empecilhos. "Estamos fazendo as últimas adequações necessárias. Vamos finalizar alguns detalhes da pista, para colocar a sinalização e o semáforo ", afirmou ele. O engenheiro disse ainda que as chuvas adiaram um pouco a finalização dessa etapa.
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