Grupo convocado para os treinos em Maringá
Goleiros
- Maik Ferreira dos Santos (Maik) - (Pinheiros)
- Luis Ricardo Nascimento (Rick) - (Metodista)
- Andrey Fagundes - (Metodista)
Armadores
- Bruno Souza(sem clube)
- Gustavo Nakamura Cardoso (Japa)- (Metodista)
- Fernando Pacheco (Zeba)-(Pinheiros)
- Rodolfo Moraes (Cyborg) - (Unopar/Londrina)
Centrais
- Henrique Teixeira (Teixeira) - (Metodista)
- Bruno Santana - (Pinheiros)
- Leonardo Bortolini (Léo) - (Unopar/Londrina)
Pontas
- Renato Tupan Ruy (Tupan) - (Metodista)
- Fabio Chiufffa (Chiuffa) - (Metodista)
- Gil Vicente Pires (Gil) - (Unoesc/Chapecó)
- André Soares (Alemão) - (Unitau/Taubaté)
Pivôs
- Alexandro Pozzer (Chê) - (Pinheiros)
- Vinícius Teixeira (Vinícius) - (Metodista)
- Emerson Santos - (Associação Maringaense)
A seleção brasileira de handebol retorna a Maringá no próximo domingo (4), onde fará uma temporada de preparação para o pré-olímpico mundial, que começa no dia 7 de abril na Suécia. Os treinos no ginásio do Parque do Japão serão realizados entre os dias 5 e 15 de março, em dois horários. Os treinamentos serão abertos ao público, com entrada gratuita.
A seleção conta com seis atletas que nasceram ou que já residiram em Maringá. Participam da equipe: Luis Ricardo Nascimento (Rick), Renato Tupan Ruy e Henrique Teixeira, que atuam pela Universidade Metodista (SP); Leo Tezeli Bortolini e Rodolfo de Morais (Cyborg), que jogam em Londrina; e Emerson Silva (Grande), atleta do time de Maringá.
"É um privilégio ter maringaenses que foram formados aqui na cidade representando a seleção brasileira", declarou o assistente técnico da seleção, Valmir Fassina, que também é treinador do time maringaense.
Para a temporada em Maringá, 17 atletas foram convocados pelo técnico espanhol Javier Garcia Cuesta. Deste grupo 13 embarcam no fim do mês para a Tunísia, onde a preparação será finalizada. "Temos consciência da dificuldade que enfrentaremos. Não temos nada a perder e tudo a ganhar", declarou Cuesta em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). Última chance de classificação para os Jogos Olímpicos de Londres
Depois de perder para a Argentina a final dos Jogos Pan-Americanos no ano passado, a seleção brasileira só tem mais uma chance de carimbar a vaga nos Jogos Olímpicos deste ano. Para isso, precisa ficar entre os dois melhores de um grupo que terá Macedônia, Hungria, além dos anfitriões suecos.
As outras duas chaves da competição classificatória terão Espanha, Polônia, Sérvia (prata no Europeu) e Argélia, na casa dos espanhóis; e Islândia, Japão, Chile e Croácia (bronze no Europeu), com sede croata.
As seis melhores equipes estarão em Londres e se juntarão aos já classificados Grã-Bretanha (anfitrião), França (campeão mundial), Coréia do Sul (vencedor do pré-olímpico asiático), Argentina (ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara), Tunísia (campeão africano) e Dinamarca (ouro no Europeu).