Programação da Campanha de Combate ao Câncer de Mama
23 e 24/11 Realização do exame e orientações quanto ao auto-exameHorário: 8h às 17hLocal: Paço Municipal
23/11 Paradão Adesivagem Laço Rosa e entrega de material da CampanhaHorário: 8h às 17hLocal: Avenida Brasil com Avenida Getúlio Vargas
25/11 Dia Internacional da Não violência Contra as MulheresHorário: 8h às 17hLocal: Praça Raposo Tavares
25/11 Prêmio Dorcelina FoladorSra. Edina Rosa Alves GiannasiHorário: 19 horasLocal: Auditório Hélio Moreira
26/11 Realização do exame e orientações quanto ao auto-exameHorário: 8h às 17hLocal: Secretaria de Serviços públicos
27/11 Passeata Dia de Luta Contra o Câncer de MamaHorário: 9h às 12hConcentração: Av. Tiradentes ao lado da Catedral
A Semana de Combate ao Câncer de Mama tem início nesta segunda-feira (23), em Maringá. O objetivo é conscientizar a população quanto à importância dos exames preventivos e incentivar as mulheres a fazer a prevenção anualmente. A programação termina na sexta-feira (27).
Durante a próxima semana, representantes de órgãos públicos, instituições assistenciais e comunidade farão várias atividades para levar informações a homens e mulheres sobre a conscientização da necessidade da realização do exame preventivo do câncer de mama. Também serão realizados exames e orientações com relação ao auto-exame, além de passeata da Luta Contra o Câncer e trabalhos de conscientização em todas as unidades de saúde.
De acordo com a Secretária da Mulher e a da Sáude, no Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Os cânceres de mama e de colo do útero são os mais comuns. Estima-se que aproximadamente 49 mil pessoas terão serão câncer de mama em 2009. As regiões sul e sudeste, de uma perspectiva geral, apresentam a maior incidência da doença.
Câncer de mama
O câncer de mama geralmente se apresenta como nódulo no seio. O crescimento do nódulo é lento, possibilitando a descoberta ainda cedo dessas alterações, se as mamas forem periodicamente examinadas por profissionais em serviços de saúde. O risco aumenta acima dos 35 anos e após os 50 cresce rápida e progressivamente. Este tipo de câncer é o mais freqüente entre as mulheres da região sul, a cada ano cerca de 22% dos novos da doença são de mama.
Sintomas
Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, podendo apresentar ou não dor nas mamas. Podem surgir nódulos palpáveis na axila, surgir alterações na pele que recobre a mama, abaulamentos ou retrações e até um aspecto semelhante a casca de uma laranja.