Programação - mesas redondas
Ignacio de Loyola Brandão e Marina Colasanti
Ignácio de Loyola Brandão e a Marina Colasanti dividem a mesa em uma conversa sobre "O Brasil Literário".
Data: 10 de setembro, às 20 horas
Lourenço Mutarelli
O cartunista e escritor Lourenço Mutarelli, autor de "O Cheiro do Ralo" e "O Natimorto". O tema de seu debate é "Escritor Múltiplo, Dos Quadrinhos à Ficção".
Data: 12 de setembro, às 20 horas
João Gilberto Noll
Seu livro Harmada é citado como um dos cem melhores livros da literatura brasileira de todos os tempos em qualquer gênero e em todas as épocas na seleção Revista Bravo!.
Data: 14 de setembro, às 20 horas
Ademir Demarchi
Editor da revista Babel e do selo Sereia Ca(n)tadora fala sobre edição de livros, revistas e participa de leitura de poemas.
Data: 13 de setembro, às 20 horas
Lançamento
Nelson AlexandreEscritor maringaense lança seu livro de contos "Paridos e Rejeitados", publicado pela editora Multi-Foco (RJ).
Data: 11 de setembro, às 20 horas
Mais informações: (44) 3262 3232
A 31ª edição da Semana Literária & Feira do Livro Sesc começou nesta segunda-feira (10) em Maringá. Ao longo desta semana, serão realizadas mesas redondas, palestras, oficinas e lançamentos literários na sede do Sesc.
As unidades do Sesc Curitiba e de outras 20 cidades do interior do estado, como Londrina, Foz do Iguaçu, Apucarana, Guarapuava e Pato Branco também receberão o evento. Neste ano, a semana literária tem como homenageado o escritor curitibano Dalton Trevisan.
Entre os escritores que vão participar das mesas redondas em Maringá estão o romancista Loyola Brandão, autor de O Menino que vendia palavras; Marina Colasanti, de O melhor para o jovem; e João Gilberto Noll , de Harmada,todos contemplados pelo Prêmio Jabuti. Lourenço Mutarelli e Luis Henrique Pellanda também estão entre os escritores que participarão dos bate-papos na cidade.
Na terça-feira (11), o maringaense Nelson Alexandre lançará o livro de contos Paridos e Rejeitados, publicado pela editora Multi-Foco (RJ). São 25 histórias que retratam o espaço nebuloso que existe dentro de cada pessoa. Um livro que ambiguamente remete ao repouso e ao delírio. A ausência de Nelson Alexandre foi questionada por cronistas e blogueiros maringaenses em outras edições do evento.
Atividades para todos os públicos
Entre as atividades oferecidas ao longo da semana, o público poderá escrever uma carta ou um conto e depositar em uma caixa que será enviada ao homenageado da semana literária, Dalton Trevisan. As crianças também poderão participar de oficinas de Contação de histórias, como a dos Três porquinhos, com interpretação da Companhia Circo teatro Sem Lona.
De acordo com a coordenadora da Semana Literária em Maringá, Laíde Cecília de Souza, os convidados são escolhidos a partir do interesse de diferentes faixas etárias. "Precisamos contemplar o público infantil, infanto-juvenil e adulto. Por isso, durante o dia as atividades são voltadas para um público mais jovem. À noite, o público adulto tem a oportunidade de conversar diretamente com os escritores", explica.
A expectativa é que mais de 15 mil pessoas passem pelos salões do Sesc Maringá até o próximo dia 14. Na manhã desta segunda-feira (10), o primeiro período do evento, cerca de mil pessoas estiveram no local, segundo Laíde.
Todas as atividades oferecidas são gratuitas.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas