Cerca de mil vagas para 20 cursos profissionalizantes gratuitos estão sendo disponibilizadas em Maringá, por meio de um convênio entre o Senai e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Os cursos oferecidos são o de eletricista predial de baixa tensão, pedreiro, azulejista, pintor de obras, encanador, pintura decorativa, padeiro e confeiteiro, básico de segurança em instalações e serviços com eletricidade MR10, mecânico de máquina de costura industrial, programador de risco e corte, modelista em confecção industrial, modelagem informatizada, operador de máquina de costura industrial, programador de torno CNC, torneiro mecânico e soldador.
Os cursos serão ministrados em diversos locais: Senai, Centro Social Urbano, Trabalho de Encaminhamento ao Menor de Maringá,nos centros esportivos do Jardim São Silvestre, Requião e Guaiapó e no Centro Tecnológico de Maringá. "Conforme as vagas forem preenchidas, vamos iniciando as turmas. Os cursos serão ministrados nesses locais, por isso é bom que na hora da inscrição a pessoa se informe onde será realizada a sua capacitação profissional", finaliza o secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Viana. Os interessados devem se inscrever entre os dias 28 e 30 de abril na Agência do Trabalhador, que fica na rua Joubert de Carvalho, 675, das 8h às 17 horas. Os candidatos deverão levar carteira de Trabalho, cópia dos documentos pessoais (RG e CPF) e cópia comprovante de residência.
Viana explica que os cursos terão início assim que a maioria das vagas for preenchida. "É uma excelente oportunidade para quem está desempregado ou busca o primeiro emprego, já que os cursos ofertados irão preparar para um mercado que necessita de mão de obra qualificada", comenta Viana, reforçando que "os cursos são gratuitos e abertos para homens e mulheres".