Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
entretenimento

Sessões de cinema 3D são as mais disputadas nas salas de Maringá

Somente neste ano, os cinemas Maringá já exibiram ao menos oito filmes em 3D | Fábio Dias
Somente neste ano, os cinemas Maringá já exibiram ao menos oito filmes em 3D (Foto: Fábio Dias)

O cinema 3D veio para ficar. Esta é a opinião da gerência das empresas Cinearaújo e Cinesystem, as únicas que realizam exibições de filmes em três dimensões em Maringá. O principal argumento delas é a adesão em massa do público, que pode ser constatada a olhos nus: desde Avatar (2009), do canadense James Cameron, que inaugurou as duas primeiras salas com essa tecnologia na cidade, todas as sessões de filmes em 3D praticamente lotam no fim de semana de estreia.

Os dados falam por si. No Cinearaújo, o gerente regional Angelo Pina Neto revelou que, enquanto as sessões convencionais costumam encher apenas metade das salas, as sessões 3D são disputadas a tapas, obrigando, muitas vezes, o espectador a comprar o ingresso com antecedência, para garantir um assento, no fim de semana de estreia. A gerente de marketing do Cinesystem, Sâmara Kurihara, não revelou dados sobre a lotação das salas, mas disse que "nas últimas estréias [de filmes 3D], diversas sessões ficaram lotadas".

Para eles, a constatação joga por terra a previsão dos mais céticos de que o cinema 3D não "pegaria" na cidade, por conta do custo mais elevado dos ingressos – com exceção dos dias promocionais, o preço da inteira chega a R$ 18. Segundo Sâmara, apesar do investimento ser maior, sobretudo por conta dos projetores 3D, a expectativa de adesão do público era muito otimista desde o início. "As pessoas até perguntavam quando estrearíamos a sala 3D", contou. "Há demanda para ela [a tecnologia 3D em Maringá]."

É necessário considerar que o volume de filmes lançados em 3D ajuda e muito. Quando o espectador chega na bilheteria e vê que o mesmo filme está passando nas versões convencional e 3D, ele tende a optar pela segunda. Depois de Avatar, os cinemas de Maringá exibiram Como Treinar o Seu Dragão, Fúria de Titãs, Shrek Para Sempre, O Último Mestre do Ar, Meu Malvado Favorito e a trilogia Toy Story – os dois primeiros títulos, lançados em 1995 e 1999, foram relançados em 3D na cidade.

E não vai parar por aí. Neto afirmou que há pelo menos mais seis filmes em 3D para chegarem aos cinemas de Maringá neste ano. Em setembro, haverá dois: Resident Evil: Afterlife e Como Cães e Gatos – A Vingança de Kitty Galore. Em outubro, será a vez de Jogos Mortais: O Final, Piranha 3D, A Lenda dos Guardiões e Garfield 3D – Um Super Herói Animal. "A tecnologia 3D não veio para salvar o cinema da falta de público, mas é uma alternativa que resgata a magia das salas de exibição", afirmou Neto. "Para mim, a tendência é que a produção de filmes em 3D só aumente."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.