Essa semana, a Secretaria de Transportes de Maringá (Setran) iniciou as obras para a instalação da segunda etapa do sistema Binário, que começa no dia 31 de janeiro. A Avenida Paraná está recebendo agulhas no canteiro central que permitirão a transposição de uma pista para outra. Nesta avenida as agulhas serão maiores do que as das instaladas nas avenidas Herval e Duque de Caxias.
"Todas as agulhas foram feitas de maneira que não prejudicasse a arborização da cidade. Nenhuma árvore foi derrubada para fazer a passagem de transposição das vias. Como as árvores do canteiro da Avenida Paraná estão numa distância maior, podemos aumentar o tamanho das agulhas", destaca o secretário municipal dos Transportes Walter Guerlles.
Na segunda etapa do Sistema Binário, a Avenida Paraná fará sentido Avenida Colombo Avenida Tiradentes, enquanto que a Avenida São Paulo passa a ter sentido Tiradentes Colombo.
Onda Verde
Na avaliação de Guerlles, a implantação do Sistema Binário trouxe mais fluidez no tráfego nas avenidas Herval e Duque de Caxias. Parte desta melhoria deve-se à sincronização dos semáforos, que permite o motorista cruzar o centro da cidade em apenas dois minutos e meio a uma velocidade média de 45 quilômetros por hora. "Todos esses equipamentos estão em sincronia. Por isso, não adianta o motorista acelerar para passar em todos os semáforos abertos, porque eles estão sincronizados para uma velocidade média de 45 quilômetros por hora. Quem andar nessa velocidade será beneficiado pela onda verde", explica.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Maringá, técnicos da Secretaria dos Transportes já reprogramaram 23 semáforos instalados nas avenidas Duque de Caxias e Hervalque ainda passam por avaliação podendo receber ajustes para melhorar ainda mais a mobilidade nas vias.
Para a onda verde, foram ajustados 11 semáforos na Avenida Duque de Caxias, 11 na Avenida Herval e um na Papa João 23. A Setran também instalou 17 faixas nas vias de entrada e saída da cidade alertando sobre a mudança no trânsito.
Salva Vidas
A Secretaria dos Transportes também informou que a partir da próxima sexta-feira (dia 22), o cruzamento das avenidas Anchieta com Laguna será monitorado com um Salva Vidas Semáforo, que detectará o avanço de sinal. O motorista que avançar o semáforo receberá uma notificação informando a infração. A notificação trará a nomenclatura do local da seguinte forma: Av Anchieta x Av Laguna.