O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Maringá e Região (Seeb) promete fazer muito barulho a partir desta terça-feira (15), em Maringá. Sindicalistas vão distribuir panfletos com as reivindicações da categoria aos clientes e funcionários dos bancos nesta terça-feira (15). Uma barraca vai ser montada no Centro da cidade com uma espécie de quartel general para agilizar a panfletagem. Além do ato, o sindicato promete atrasar a abertura de agências em pelo menos uma hora, na quarta-feira (16), como forma de protesto.

CARREGANDO :)

A panfletagem do sindicato vai ocorrer durante toda a terça, na esquina entre as vias Getúlio Vargas e Santos Dumont, onde estará a barraca. Os bancários pedem 12% de reajuste, baseado na reposição integral da inflação (5%) e na reposição parcial das perdas desde 1994, acrescida de ganho real (7%). A categoria pede ainda participação anual nos lucros dos bancos de três salários e mais R$ 3.850 fixos. "Já tivemos quatro rodadas de negociação e nada ficou definido", disse o presidente do Seeb, Claudecir de Souza,

Segundo ele, os valores são solicitados pelos sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), caso de Maringá. Em Campo Mourão, por exemplo, o sindicato integra a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que pede outros valores.

Publicidade

O Seeb congrega aproximadamente de 1,5 mil bancários, de 21 municípios da região Noroeste. A Federação Nacional dos Bancos ainda não se pronunciou sobre a mobilização em Maringá.