Pelo menos quatro instituições de ensino superior de Maringá tiveram cursos classificados do Guia do Estudante 2011, que será publicado, pela Editora Abril, no dia 5 de outubro. Apenas a UEM teve cursos classificados com cinco estrelas. De acordo com a assessoria de comunicação da universidade, a pontuação máxima foi dada às graduações de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Farmácia e Zootecnia.
Ao todo, constam no Guia 51 cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Unidade de Ensino Superior Ingá (Uningá) e Faculdade Metropolitana de Maringá (Unifamma). Eles receberam de três a cinco estrelas no ranking.
Em número de cursos apontados pelo Guia do Estudante, a UEM também sai na frente, com 35 indicações. Na sequência, está o Cesumar, com nove. A PUC teve três e a Uningá e a Unifamma empataram, com dois cada.
O Guia do Estudante é reconhecido por estabelecer parâmetros para a educação e por avaliar condições de cursos de graduação em instituições de ensino superior.
Quatro estrelas
Entre os quatro estrelas, a UEM aparece com 19 cursos. São eles: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis (campus de Cianorte), Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Estatística, Física, Geografia, História, Matemática, Música, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Química.
Do Cesumar, o curso de Direito recebeu quatro estrelas.
Três estrelas
Todas as quatro instituições tiveram cursos classificados com três estrelas. A UEM teve 12 no total: Ciências da Computação, Direito, Engenharia Agrícola (campus de Cidade Gaúcha), Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Têxtil (Goioerê), Medicina, Medicina Veterinária (Umuarama), Moda (Cianorte), Pedagogia (Cianorte), Secretariado Executivo Trilingue e Sistemas de Informação.
Nesse ranking, o Cesumar aparece com oito cursos. São eles Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física, Medicina Veterinária, Nutrição e Pedagogia.
As outras três instituições, PUC, Uningá e Unifamma, só tiveram graduações registradas com três estrelas. A PUC aparece com Administração, Direito e Nutrição; a Uningá, com Fonoaudiologia e Fisioterapia; e a Unifamma, com Marketing e Secretariado Executivo Trilingue.
Outras instituições
A Gazeta Maringá consultou, também, a Faculdade Alvorada, a Faculdade Cidade Verde (FCV) e a Faculdade Maringá. Apenas a primeira afirmou que não teve cursos classificados pelo Guia do Estudante. As outras duas afirmaram que checariam se algum curso tinha entrado para o ranking, mas não enviaram resposta até o fechamento desta reportagem, as 13h20 desta terça-feira (14).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura