Se levarmos em consideração o último "ranking dos supermercados" divulgado pela Apras (referente ao ano de 2008), o grupo maringaense superaria o faturamento do então terceiro colocado do Paraná| Foto: André Renato/PMM

Conheça as empresas

CIDADE CANÇÃO

- Fundação: 1977, por Manuel Marques Cardoso

- Lojas: 12, sendo sete em Maringá e as demais em Sarandi, Mandaguari, Apucarana, Cornélio Procópio e Marialva

- Funcionários: 1,3 mil

SÃO FRANCISCO

- Fundação: 1982, por Valdir Nogaroli

- Lojas: 16, sendo oito em Maringá, duas em Paranavaí, Londrina e Cianorte; e uma em Jandaia do Sul e Dourados/MS

- Funcionários: 1,7 mil

CARREGANDO :)

As redes de supermercado com maior faturamento no Paraná em 2008

* Irmãos Muffato e Cia Ltda. (Cascavel) - R$ 1.428.894.000

* Condor Super Center Ltda. (Curitiba) - R$ 1.196.313.116

* Cia. Beal de Alimentos (Cascavel) - R$ 229.198.032

* Casa Viscardi S/A (Londrina) - R$ 128.753.776

* Diplomata Diostribuição e Varejo Ltda. (Curitiba) - R$ 110.302.864

Fonte: Associação Paranaense de Supermercados (Apras)

Redes lideradas por Jefferson Nogaroli e Carlos Tavares compartilharam estrutura física e logística

As redes de supermercados Cidade Canção e São Francisco, ambas sediadas em Maringá, anunciaram na manhã desta terça-feira (12) a fusão dos dois grupos. Com a união, a rede poderá ser a terceira do Paraná e uma das maiores da região sul do país.

Publicidade

A perspectiva é tomada a partir do faturamento divulgado pelas empresas, que juntas teriam arrecadado aproximadamente R$ 610 milhões no ano passado. Considerando o último ranking divulgado pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras) - referente ao ano de 2008- o grupo maringaense superaria o então terceiro colocado, a rede Beal, de Cascavel, que naquele período teria faturado em torno de R$ 229,1 milhões.

Tanto o São Francisco quanto o Cidade Canção não foram encontrados no ranking de 2008. Segundo a assessoria de imprensa da Apras, isso pode ter ocorrido por dois fatores: ou as empresas não atingiram o faturamento mínimo para entrar no ranking (possibilidade menos provável), ou então não forneceram as informações necessárias para entrar no ranking.

Fusão

O anúncio da fusão foi feito na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). O negócio, chamado de "aliança estratégica", vinha sendo discutido há cerca de dois meses. De acordo com Jefferson Nogaroli, dono do São Francisco, em um prazo de cinco anos, o novo grupo pretende entrar no rol das dez maiores redes de supermercados do país. Hoje, juntas, as redes estão pouco acima da 20ª posição.

A fusão, segundo ele, permitirá que as empresas compartilhem parte da estrutura física e de logística e que consigam redução de preço junto aos fornecedores, o que pode baratear os produtos vendidos. "Outro ponto fundamental para o fechamento do negócio foi o fato de que nenhuma das redes tem um grande supermercado, o que poderia inibir o crescimento das demais lojas."

Publicidade

Planejamento

Juntas, as empresas têm 28 lojas em dez cidades do Paraná e também em Dourados, no Mato Grosso do Sul, nas quais trabalham três mil funcionários (1,7 mil no São Francisco e 1,3 mil no Cidade Canção).

No acordo estabelecido entre as redes, cada uma das empresas administrará 50% do novo grupo. Além disso, em um primeiro momento, as duas marcas serão mantidas. É possível que, mais tarde, um dos grupos segmente as vendas para as classes A e B, e outro para as classes C, D e E. Nogaroli diz que definições como essas serão tomadas a partir dos resultados de uma consultoria encomendada à PricewaterhouseCoopers, que deve ser concluída em até dois meses.

Com a fusão, Jefferson Nogaroli deve ocupar a presidência do conselho de administração da nova empresa. Já o principal representante do Cidade Canção, Carlos Tavares Cardoso, deve ser o diretor executivo.