- Bombeiros limitam Willie Davids à metade da capacidade no jogo da seleção feminina
- Maringá vence o 52.º Jogos Abertos do Paraná
- Vencedor da Meia Maratona de Maringá dá exemplo de superação
- Com 11 vitórias em 14 lutas, brasileiros vencem Desafio Internacional de Judô
- Jogos de handebol marcam inauguração do ginásio do Parque do Japão
Um tabuleiro de xadrez gigante foi destaque entre as atrações do primeiro dia de competições das Olimpíadas Escolares, para atletas de 15 a 17 anos, em Maringá. Montado na Vila Olímpica da cidade, a novidade conquistou um grupo de 31 alunos da Escola Municipal Machado de Assis, que visitaram a atração. A competição valendo um lugar no pódio teve início nesta sexta-feira (6), e se estende até domingo (8), no SESC Maringá. estão inscritos 24 enxadristas disputando o título no feminino e 25 no masculino.
Além do tabuleiro tamanho família, mesas com o jogo foram disponibilizadas para a prática entre os presentes.
Mas foi no judô que saíram as primeiras medalhas dessa edição das Olimpíadas Escolares. Em um duelo entre representantes do Paraná, Horácio Maciel, do Colégio Positivo, de Curitiba, sagrou-se bicampeão da competição, realizada esse ano no ginásio do Parque do Japão. O atleta superou Douglas Ogawa, do Colégio Sapiens, de Maringá (PR).
São Paulo e Paraná dominaram a disputa por medalhas nas categorias pesado e meio pesado. São Paulo venceu três das quatro medalhas em disputa (meio pesado feminino e masculino e pesado, feminino). A bicampeã mundial júnior, Sarah Menzes, tricampeã das Olimpíadas Escolares, prestigiou as lutas.
Sobre a competição
As Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, acontecem entre os dias 5 e 15 de novembro. O evento conta com 4,1 mil participantes, que representam 993 escolas, divididos em nove modalidades - atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez - abrigadas em 17 instalações esportivas - oito em Maringá e nove em Londrina.