Em Maringá, 267 ônibus da TCCC (com idade média de uso de 1 ano e nove meses) estarão atendendo os usuários| Foto: Divulgação - Assessoria PMM

O transporte coletivo em Maringá terá tarifa especial a partir deste sábado (16). A novidade faz parte da remodelação do serviço na cidade, que continuará sendo realizado pelo Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), vencedor da licitação finalizado no mês passado.

CARREGANDO :)

Apenas 17% dos passageiros que utilizam o transporte público de Maringá serão beneficiados com o desconto de 15% no valor da passagem.

Segundo o gerente de Transporte Coletivo da Secretaria dos Transportes (Setran), Mauro Menegazzo, a tarifa com desconto será válida para os períodos entre picos, das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas. Nestes horários, os usuários do Cartão Passe Fácil (magnético), pagarão R$ 1,87, da tarifa base, que é de R$ 2,20.

Publicidade

O desconto foi um dos pontos principais que fizeram com que a TCCC vencesse a licitação. "Somente entre as 6h30 e as 8 horas, temos mais de vinte mil pessoas utilizando o transporte coletivo em Maringá. Nós queremos estimular o uso em outros horários, reduzindo a quantidade de veículos nas ruas e avenidas, além da própria lotação."

Ônibus com GPS e bilhetagem eletrônica

Como venceu a licitação, a TCCC precisou se adequar às exigências do contrato firmado com o município. Para isso, a empresa anunciou a aquisição de 72 carros zero quilômetro, que apresentam um novo layout de pintura. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, 267 ônibus (com idade média de uso de 1 ano e nove meses) estarão atendendo os usuários de Maringá.

De acordo com o gerente do transporte coletivo, todos os veículos já estão equipados com o sistema de bilhetagem eletrônica e com aparelhos GPS, que permitirão uma fiscalização mais efetiva do sistema que será controlada pela Setran. "Com o georeferenciamento é possível saber se o motorista cumpriu o itinerário, se houve excessos de velocidade, atrasos, em outras situações", ressaltou Menegazzo.

Novos pontos de crédito serão instalados em até 90 dias

Publicidade

Em nota encaminhada para a imprensa, a Secretaria dos Transportes (Setran) informou que cem novos pontos de venda de créditos e cartões devem estar em funcionamento dentro dos próximos 60 a 90 dias. "Hoje temos somente seis pontos de venda. Os novos pontos, exigidos pelo novo sistema, trarão bastante facilidade para os usuários", diz o gerente de Transporte Coletivo da Setran, Mauro Menegazzo. Já com relação aos novos horários e correção de itinerários, o gerente de transporte coletivo explicou que essas melhorias terão início a partir da confiabilidade das informações dos equipamentos implantados. "O aumento da oferta de horários será procedido linha por linha, adequando-as ao compromisso de que ninguém espere mais do que 20 minutos nos horários de rush e nem mais do que 30 minutos nos horários entre os rushes, desde que a demanda assim justifique".