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Telefonia

Telefone popular, por R$ 13,30, começa a operar em Maringá

As famílias maringaenses que recebem até um salário mínimo e estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar, a partir desta sexta-feira (8), o "telefone fixo social". No programa de Acesso Individual Classe Especial (Aice), a assinatura mensal é de R$ 13,30 com franquia de 90 minutos para ligações entre telefones fixos.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), 842.138 famílias que estão no CadÚnico no Paraná têm renda de até um salário mínimo – ou seja, podem ser atendidas pelo programa de telefonia federal.

Pela proposta do programa, a partir de junho de 2013, o telefone popular será estendido para pessoas que recebem até dois salários mínimos; e em junho de 2014 para famílias com renda mensal de três salários mínimos. Com isso, todos os cadastrados no CadÚnico serão atendidos com a menor tarifa.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o telefone tornou-se uma necessidade básica da população brasileira nos últimos anos, portanto, deve estar disponível a todos. "O telefone deixou de ser artigo de luxo e passou a ser necessidade. Não é mais uma alternativa, mas tem de ser usado por todos. A velocidade das decisões pede uma telefonia acessível a todos", afirma.

Bernardo defende que todas as famílias brasileiras devem ter acesso à comunicação plena. "O telefone popular é feito para as famílias. Várias delas moram fora, precisam se comunicar, fazer negócios. Temos que lembrar que o telefone também é fator para que se tenha a internet. Queremos que a população tenha acesso, cada vez mais, à comunicação", afirma o ministro.

Operadoras no Paraná

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que somente duas operadoras de telefonia vão oferecer o plano para o telefone social no Paraná – Sercomtel e Oi (antiga Brasil Telecom).

Em Maringá, somente a Oi atenderá as famílias para o uso do serviço. Para solicitar um telefone popular, o responsável familiar deve entrar em contato com a operadora tendo em mãos o seu CPF e Número de Identificação Social (NIS), além de estar cadastrada devidamente no CadÚnico.

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