O tempo seco e as altas temperaturas contribuíram para a queda nos índices de umidade do ar na região Noroeste do Paraná. Às 15 horas deste domingo (1º), esse índice chegou a 14% em Paranavaí. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estado é considerado de alerta, por ser prejudicial à saúde.
Em Maringá, a umidade relativa do ar era de 26% nesta tarde, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. O número representa estado de atenção para a OMS. Já em Campo Mourão, o índice ficou um pouco mais alto, de 39%.
"Enquanto não tiver chuva, a temperatura fica cada vez mais elevada. A medida que isso acontece, a umidade vai baixando", explicou a meteorologista Sheila Paz , do Simepar. Neste domingo, os termômetros chegaram a marcar 33,5 graus em Maringá e 34,5 em Paranavaí.
A situação em Umuarama é melhor , devido a ocorrência de chuva. Por volta das 15 horas, a temperatura era de 17,8 graus, com umidade do ar em 91%.
Próximos dias
Em Maringá, o calor deve continuar nos próximos dias. Nesta segunda-feira (2), o céu deve apresentar nebulosidade variável durante o dia. Pancadas de chuva estão previstas para a noite. Os termômetros devem marcar entre 17 graus e 32 graus.
Também estão previstas pancadas para a terça-feira (3), quando a temperatura mínima deve ser de 16 graus e a máxima de 29 graus.