Tênis, capacetes e até mesmo pneus encontrados enroscados na rede elétrica colocam em risco a população de Cianorte (80 quilômetros de Maringá), no Noroeste do Paraná. Segundo reportagem da RPC TV, pelos fios passam mais de 30 mil volts.
"Tem de tudo mesmo", contou a moradora Neuza Rodrigues Carmo à RPC TV. "Teve uma vez que ouvi um baita estrondo de casa. Era uma pedra que uma criança havia jogado." Para outros moradores a prudência sempre é fundamental ao passar próximo a fios com objetos pendurados. "É muito perigoso. É um risco para muita gente. Tenho filho e neto e sei que isso é uma imprudência", disse a moradora Maria Souza Silva. "A qualquer hora pode cair e dar uma descarga elétrica."
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que a brincadeira pode causar curto circuito, incêndio e até mesmo interromper o abastecimento de energia. O técnico da Copel Leonel Testa explicou que um fio caído no chão pode representar perigo para a vida de quem passar por perto dele.
"Dependendo do tipo de tensão, o cabo pode cair ligado no chão e vai energizar todo o trecho. Então é necessário que as pessoas não cheguem perto de jeito nenhum. É muito perigoso", argumentou.
A Copel ainda informou que faz a limpeza nos fios regularmente. Mesmo assim, pediu a colaboração de moradores: caso avistem objetos enroscados em fios devem avisar imediatamente a companhia através do telefone gratuito 0800-510 0116.