Tênis, capacetes e até mesmo pneus encontrados enroscados na rede elétrica colocam em risco a população de Cianorte (80 quilômetros de Maringá), no Noroeste do Paraná. Segundo reportagem da RPC TV, pelos fios passam mais de 30 mil volts.
"Tem de tudo mesmo", contou a moradora Neuza Rodrigues Carmo à RPC TV. "Teve uma vez que ouvi um baita estrondo de casa. Era uma pedra que uma criança havia jogado." Para outros moradores a prudência sempre é fundamental ao passar próximo a fios com objetos pendurados. "É muito perigoso. É um risco para muita gente. Tenho filho e neto e sei que isso é uma imprudência", disse a moradora Maria Souza Silva. "A qualquer hora pode cair e dar uma descarga elétrica."
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que a brincadeira pode causar curto circuito, incêndio e até mesmo interromper o abastecimento de energia. O técnico da Copel Leonel Testa explicou que um fio caído no chão pode representar perigo para a vida de quem passar por perto dele.
"Dependendo do tipo de tensão, o cabo pode cair ligado no chão e vai energizar todo o trecho. Então é necessário que as pessoas não cheguem perto de jeito nenhum. É muito perigoso", argumentou.
A Copel ainda informou que faz a limpeza nos fios regularmente. Mesmo assim, pediu a colaboração de moradores: caso avistem objetos enroscados em fios devem avisar imediatamente a companhia através do telefone gratuito 0800-510 0116.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento