Termina nesta sexta-feira (20) o atendimento com hora marcada para o recadastramento biométrico obrigatório no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Maringá. O último dia do serviço bateu o recorde de agendamento: 1,5 mil pessoas passaram pelo processo, sendo que a média era de mil eleitores por dia. Mesmo assim, até o final da tarde de quinta-feira (19), o TRE tinha disponível 500 vagas para atendimento com hora marcada nesta sexta-feira (19). As informações são do analista judiciário do TRE de Maringá, Julian Rodrigues do Nascimento.
A partir da próxima segunda-feira (23), o atendimento será realizado por ordem de chegada, com fila exclusiva para idosos, gestantes e pessoas com dificuldades de locomoção. O analista jurídico defende que não haverá prejuízo aos eleitores. "Vamos disponibilizar 89 guichês para atendimento ininterrupto. Por isso, acreditamos que o atendimento ficará ainda mais rápido, abaixo dos 10 minutos."
76% de eleitores maringaenses já se recadastraram
A 15 dias do fim do prazo, 76% dos eleitores 188,8 mil já realizaram o recadastramento biométrico em Maringá. A expectativa do TRE é que a meta mínima, de alcançar 80% do eleitorado seja atingida no início da próxima semana.
Segundo Julian Rodrigues do Nascimento, a meta já foi atingida em Floresta e Doutor Camargo. Apenas Ivatuba está com uma porcentagem inferior, com 75% do eleitorado recadastrado, segundo o analista judiciário. "O problema em Ivatuba é que muitos eleitores que ainda têm registro eleitoral da cidade não moram mais lá."
TRE não funciona neste sábado
O serviço de recadastramento biométrico não será realizado neste sábado em Maringá. De acordo com o analista judiciário do TRE isso irá ocorrer por conta de um procedimento de rotina do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de atualização de softwares e sistemas utilizados pelos tribunais de todo o país.
No entanto, a partir de segunda-feira (23) o TER de Maringá funcionará ininterruptamente até 4 de outubro, quando se encerra o prazo para o recadastramento. Neste período, o Tribunal estará aberto das 9h às 18h, inclusive no sábado (28) e domingo (29).
Obrigatoriedade
Julian Rodrigues do Nascimento lembra que o prazo não será prorrogado além de 4 de outubro. Até lá, os eleitores devem comparecer ao antigo Fórum Eleitoral de Maringá (Av. Herval, 968, Centro) com o Título de Eleitor, um documento com foto e um comprovante de residência.
Quem não realizar o recadastramento biométrico terá o título cancelado e só poderá votar depois de regularizar a situação. A falta do documento complica a vida do eleitor, pois impede a obtenção de passaporte, a matrícula em instituições públicas, a solicitação de empréstimos em bancos estatais e a ocupação de cargo público.
STF abre brecha para anulação de milhares de condenações por improbidade administrativa
“ADPF das Favelas” caminha para o fim, mas deixa precedentes graves de ativismo judicial pelo STF
A ousadia do crime organizado
Trump confirma Musk em órgão de eficiência governamental e fala em novo “Projeto Manhattan”
Deixe sua opinião