A cineasta Tizuka Yamasaki é a atração deste domingo (8) no Festival Nipo-Brasileiro, que ocorre na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema). Tizuka irá realizar uma palestra sobre imigração japonesa no Brasil após a exibição do seu longa-metragem Gaijin 2 que trata da própria imigração e das péssimas condições de trabalho impostas aos trabalhadores japoneses no Brasil. O início da exibição do filme está marcado para às 17 horas, no Pavilhão Cultural do Festival.
De acordo com assessoria de imprensa do evento, após a palestra, a cineasta irá participar de um encontro com os idosos do Asilo Wajunkai, dedicado, especialmente, aos cuidados de descendentes de japoneses.
Pavilhão Gastronômico
Uma das principais atrações do Festival Nipo-Brasileiro, o pavilhão gastronônmico funciona diariamente até 15 de setembro, quando se encerra o festival. Até lá, cerca de 1,6 mil voluntários da Acema e de quatro entidades beneficentes irão se revezar no preparo de pratos típicos da culinária japonesa como yakisoba, yakimeshi, tempura, sushi, sashimi e teppan-yaki.
O dinheiro arrecadado no pavilhão será destinado a cinco entidades assistenciais: Acema, Centro Cultural e Social São Francisco Xavier, Seicho-No-Ie, Asilo Wajunkai e Tempo Budista Nishi Honganji. "O lucro do pavilhão gastronômico é todo revertido para essas entidades, que precisam desses recursos para manter projetos sociais", afirmou o presidente da Acema, Afonso Shiozaki.
Valor do ingresso
O valor da entrada para a 24ª edição do Festival Nipo-Brasileiro tem preço único de R$ 5. A entrada é franca neste domingo (8) e na terça-feira (10). O estacionamento nas dependências da Acema custa R$ 10, com isenção da tarifa no horário do almoço, servido apenas nos dois finais de semana do evento.