A cidade de Maringá, Noroeste do estado, sofrerá mudanças drásticas no trânsito a partir do próximo ano. De acordo com o secretário municipal dos Transportes, Gilberto Purpur, entre as principais obras previstas está a construção do Contorno Oeste, novos terminais de ônibus coletivo e a implantação do sistema binário em cinco grandes avenidas da cidade.
Para o secretário, as obras incentivarão o uso do transporte coletivo e desafogarão o trânsito nas principais vias da cidade. "O mais importante é que as obras darão uma sobrevida de 15 a 20 anos ao nosso tráfego. O projeto prevê o crescimento da cidade", ressalta
Mudanças
O Contorno Oeste deve ser construído próximo à Universidade Estadual de Maringá, e servirá de ligação entre o centro e o norte da cidade, desafogando a Avenida Morangueira. A Avenida Lauro Werneck também sofrerá modificações, com a sua duplicação. Segundo Purpur, essas obras custarão cerca de R$ 8 milhões, e o dinheiro virá de empréstimos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Outra mudança importante acontecerá nos sentidos das principais avenidas de Maringá. Segundo o secretário, elas serão transformadas em mão-única. O sistema binário será implantado na São Paulo (que será sentido bairro/centro), Herval (centro/bairro), Duque de Caxias (bairro/centro) e Paraná (centro/bairro). Somente essas obras custarão cerca de R$ 3 milhões (recursos também do BID).
A Avenida Brasil será mão-única da Praça 21 de Março (Maringá Velho) até a Praça Souza Naves, e será trafegada no sentido oeste/leste (Bosque das Grevíleas/Rodoviária). Nela será feito um corredor exclusivo para ônibus coletivo. "É uma forma de dar mais agilidade a esses veículos e incentivar o uso desse tipo de transporte", diz o secretário.
Nos extremos da Avenida Brasil serão construídos terminais de ônibus coletivo, um no Terminal Rodoviário Municipal Vereador Dr. Jamil Josepetti e outro próximo ao Bosque das Grevilhas, no Maringá Velho. "Com os novos terminais, iremos diminuir o número de ônibus no centro, pois somente os que passam por esta região irão para o terminal central. Os linhas que alimentam os bairros e também a região metropolitana serão transferidos para essas novas instalações". O secretário não informou a capacidade de ônibus para cada um deles. De acordo com Purpur, o corredor da Avenida Brasil e a construção dos dois terminais estão orçados em R$ 23 milhões, com recursos do BID. "Teremos que fazer várias obras de adaptação no local, como a transposição das vias, abrir faixas de asfalto entre os canteiros, além de ter que trocar toda a sinalização do centro da cidade", informa.
Segundo o secretário, os projetos já foram aprovados pela Câmara Municipal e em audiência pública. O edital de licitação para as construções devem ser publicados em fevereiro. "A intenção é iniciar as obras em março ou abril", afirma Purpur.