Os candidatos inscritos no Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM) devem sair de casa mais cedo nesta segunda (13) e terça-feira (14), quando serão realizadas as novas provas do concurso. Neste domingo (12), que marcou o primeiro dia do processo seletivo, o trânsito estava tranquilo na cidade, o que não deve se repetir nos próximos dias, quando o comércio estará aberto. Os portões fecham às 8h50 e as provas terminam às 13h.
O alerta é feito pelo presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), Gentil José Vidotti. "Não haverá tolerância. Se o candidato chegar 30 segundos depois do fechamento dos portões, estará eliminado da prova", disse.
No primeiro dia do vestibular, no domingo, 2.029 candidatos faltaram à prova. O número representa 8,8% do total de candidatos inscritos (23.031) e, segundo Vidotti, está dentro da média dos exames anteriores da instituição.
A prova de segunda terá questões de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, além de Língua Estrangeira e da redação. Na terça acontece a prova de conhecimentos específicos, de acordo com o curso escolhido. Alguns dos cursos de graduação optaram pela não-realização dessa prova
As provas estão sendo realizadas em 14 locais de oito municípios. Em Maringá, os exames acontecem no campus da UEM e nas sedes do Cesumar, PUCPR, Uningá, Unifamma, Colégio Gastão Vidigal e Colégio Marista.
Em Cianorte, Goioerê e Cidade Gaúcha as provas são aplicadas nos próprios campus da UEM. Em Umuarama, o concurso é realizado na sede da Unipar. Em Paranavaí também são aplicadas provas na Unipar; em Apucarana na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea); e em Campo Mourão na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam).