CARREGANDO :)

Calendário

11 de outubro - Último dia do prazo para a realização de convenção municipal destinada a deliberar sobre coligações partidárias e escolha de candidatos

14 de outubro - Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral, que segue até 12 de dezembro

20 de janeiro – último prazo para diplomação dos eleitos.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR) definiu nesta quinta-feira (1º), a data das novas eleições para prefeito e vice-prefeito de Cândido de Abreu, região Central. O pleito foi marcado para 13 de dezembro, 14 meses depois das eleições de outubro de 2008. Na ocasião, os vencedores Richard Golba (DEM) e seu vice, Luiz Czerpicki (PDT), não puderam assumir a prefeitura, pois tiveram o registro de candidatura negado em decorrência de irregularidades encontradas em uma prestação de contas do primeiro mandato do prefeito.

Publicidade

Como Golba conseguiu maioria absoluta, a chapa perdedora, composta por Josnei Erivan de Freitas e Olgierde Malanowiski, ambos do PMDB, não pode assumir a administração. Dessa forma a Justiça Eleitoral empossou o presidente de Câmara Municipal, João Peda Soares (PSDB), que está a frente da prefeitura desde 1º de janeiro.

Ainda nesta quinta-feira (1º) será definido a calendário para registro de candidaturas e campanha. Mesmo assim, a juíza da comarca terá um prazo regulamentar para acertar as particularidades operacionais.

Cândido de Abreu tem um contingente eleitoral de 12.299 votantes e população de aproximadamente 18 mil habitantes.

Pré-candidatos

Na expectativa do novo pleito, os grupos políticos municipais já se movimentam para disputa. Ainda dependendo da aprovação em convenções partidárias, os nomes mais cotados são o do prefeito interino, João Peda Soares, e o candidato que ficou em segundo lugar nas eleições de outubro passado, Josnei Erivan de Freitas.

Publicidade

"Sou sim pré-candidato. Apesar de estar exercendo interinamente, conseguimos sobreviver durante esse tempo, mesmo diante da queda da arrecadação. Existe uma expectativa muito grande da população por essa eleição, e o povo entendeu nossa foram de administrar", disse Soares.

"Estaremos conversando com o grupo político a partir de amanhã. Com certeza sairemos vitoriosos", disse Freitas, que foi à Curitiba para acompanhar a definição do TER-PR.