Restando pouco mais de um mês para o fim do prazo, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está notificando os moradores para fazer o recadastramento biométrico. A data limite para realizar o procedimento obrigatório é 4 de outubro.
Segundo a Justiça Eleitoral, 50 mil eleitores de Maringá, Paiçandu, Floresta, Doutor Camargo e Ivatuba estão recebendo correspondências que alertam para o fim do recadastramento. A notificação também lembra que o eleitor que não mora mais nessas cidades deverá transferir o título até o início de outubro.
Nesta segunda-feira (26), o Fórum Eleitoral de Maringá recebeu vários telefonemas de moradores que receberam a notificação, mas que já fizeram o recadastramento. De acordo com o analista judiciário Julian do Nascimento, essas pessoas fizeram o procedimento após a seleção feita pelo TRE. "Se o eleitor que receber a comunicação já tenha realizado o recadastramento biométrico, poderá desconsiderar a mesma", avisou.
Medidas para aumentar o cadastramento
Essa não é a primeira ação realizada pela Justiça Eleitoral para tentar reverter o baixo índice de recadastramento em Maringá. Além dos agendamentos feitos em locais com grande concentração de pessoas, o TRE já fez mobilizações nos supermercados e no terminal urbano de Maringá, além de ter organizado a Gincana Cidadã, que visa estimular os estudantes a conscientizarem seus amigos e familiares a realizarem o processo.
No mês passado, o TRE-PR decidiu encaminhar alertas via SMS. Na parceria, feita com a operadora Vivo, foram encaminhadas mensagens para cerca de 200 mil telefones celulares, com a escolha dos números feita de forma aleatória.
TRE inicia atendimento paralelo em Ivatuba
Até o início desta semana, 153 mil eleitores fizeram o recadastramento em Maringá, cerca de 60% do total esperado. Em Doutor Camargo e Floresta, o índice já atingiu os 80%. Já em Paiçandu, a procura foi um pouco menor, alcançando os 72%.
O índice mais baixo até o momento é o de Ivatuba, onde apenas 40% dos eleitores fizeram o procedimento. Para aumentar a procura, o TRE inicia nesta terça-feira (27) atendimento paralelo no município. O trabalho será feito na Casa da Cultura (Rua 1º de Maio, 797) até 6 de setembro. O atendimento será das 10h às 17h.
Obrigatoriedade
O recadastramento será realizado até 4 de outubro. Os eleitores devem comparecer ao antigo Fórum Eleitoral de Maringá (Av. Herval, 968, Centro) com o Título de Eleitor, um documento com foto e um comprovante de residência.
Quem não realizar o cadastramento biométrico terá o título cancelado e só poderá votar depois de regularizar a situação. A falta do documento complica a vida do eleitor, pois impede a obtenção de passaporte, a matrícula em instituições públicas, a solicitação de empréstimos em bancos estatais e a ocupação de cargo público.
Pé no acelerador e motor esquentando: país paga caro por hiperestímulo da economia
Janja manda recado vulgar para Elon Musk e comete grosseria contra mulher da plateia
Vitória de Trump pode trazer alívio às big techs e à defesa da liberdade de expressão nos EUA
Brasil e Argentina buscam solução para melhorar trânsito de pessoas na fronteira
Deixe sua opinião