O Sistema Binário de Maringá passará por uma nova adequação a partir da próxima segunda-feira (17). De acordo com comunicado da Secretaria de Transportes (Setran), a alteração será na Avenida Paraná, no trecho entre as avenidas Tiradentes e Itororó, que voltará a ter mão dupla.
De acordo com o secretário dos Transportes, Walter Guerlles, a medida foi avaliada pela diretoria de Engenharia de Tráfego como uma forma de desafogar o trânsito da Avenida Parigot de Souza e das ruas Silva Jardim e Marcelino Champagnat.
"Apesar de ser uma pequena readequação, apenas neste trecho entre a Avenida Tiradentes e a Itororó, haverá melhorias para o motoristas e para o tráfego nesta área central, que fluirá melhor com a mão dupla", afirmou Guerlles em entrevista para o site da prefeitura.
Obras de adequação devem durar 15 dias
Na avaliação de Guerlles, as obras necessárias para a readequação do sistema devem se estender por 15 dias. "Se o tempo colaborar e não chover conseguimos implantar a mão dupla em duas semanas. Nos primeiros dias de mudança agentes de trânsito estarão no local para auxiliar os motoristas, que devem estar atentos à sinalização", explicou o secretário de Transportes.
Para dar maior segurança aos motoristas e evitar colisões foram realizadas readequações geométricas no trecho alterado e o semáforo no cruzamento entre as avenidas Tiradentes e Itororó passará a ter três fases, dando oportunidade para que os veículos que trafegarem pela Itororó façam a conversão para a Tiradentes.
Alterações no Binário
Esta não é a primeira alteração que vai sofrer o Sistema Binário de Maringá. Em junho do ano passado, duas quadras da Avenida São Paulo deixaram de ter mão única. Segundo o diretor de trânsito da Setran, Gilberto Purpur, o pequeno trecho da São Paulo estava ocioso.
O Sistema Binário foi a aposta da prefeitura de Maringápara desafogar o trânsito da cidade. As mudanças para implantação do sistema tiveram início em novembro de 2009. Antes das alterações nas avenidas São Paulo, Herval, Duque de Caxias e Paraná, foram realizadas modificações nos sentidos de 23 ruas e avenidas nas regiões do Jardim Universitário e das Zonas 02 e 07.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada