Trem passa no local várias vezes ao dia
O trem passa pela Avenida 19 de Dezembro diversas vezes ao dia. Cada trem leva entre 50 e 85 vagões, chegando a medir até 1,5 quilômetros de extensão. Fora das áreas urbanas, a máquina costuma se locomover a uma velocidade entre 20 e 25 quilômetros por hora. Já nas cidades, a velocidade é ainda menor.
A passagem do trem causa grandes problemas, já que a qualquer momento os motoristas podem ser surpreendidos com a interrupção do trânsito.
A passagem do trem pela Avenida 19 de Dezembro, em Maringá, vai deixar de causar transtornos aos motoristas a partir da próxima segunda-feira (19), segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá. Diariamente o trem interrompe o tráfego na via (que é uma extensão da Avenida Mandacaru), causando longos engarrafamentos e muitos minutos de espera. A partir das 19h da próxima segunda, o trem começa a passar por debaixo do viaduto (há cerca de 9 metros de profundidade) construído no local.
A conclusão do viaduto faz parte das obras de rebaixamento da via férrea que vêm sendo executadas no setor oeste da Via Expressa. No trajeto de 1,1 quilômetros entre as avenidas Paraná e 19 de Dezembro foi feito a escavação para rebaixamento dos trilhos da linha férrea, que, no setor oeste, será transposta por meio de três viadutos. Dois deles já prontos, da Rua José de Alencar e da Avenida 19 de Dezembro. O terceiro está sendo construído na altura do cruzamento com a Rua Arlindo Planas, na Zona 6.
A solenidade para a inauguração do trecho do rebaixamento e do viaduto foi marcada para as 19h de segunda-feira (19), com a presença de diversas autoridades locais. A partir das 19h o trem já passará por debaixo do viaduto.
Conclusão do rebaixamento deverá custar quase R$ 50 milhões
Considerada a maior obra de infraestrutura ferroviária urbana em andamento na região Sul do Brasil, a obra de rebaixamento da linha férrea entre a Avenida 19 de Dezembro e a Rua Arlindo Planas faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e prevê a aplicação de R$ 48,8 milhões para um túnel de 600 metros e obras complementares.
Com a criação do túnel, será possível agilizar a obra com menos interferência no tráfego de veículos. Além disso, a obra vai permitir uma urbanização de toda a área no futuro. No total as obras de rebaixamento dos trilhos e a Via Expressa somam 7.360 metros do trecho urbano da ferrovia.
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