A prova de Conhecimentos Gerais do Processo de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sofrerá mudanças a partir deste ano. Pela nova determinação, o teste passará a ter até 50% das questões com conteúdo único referente à série, e não mais 100% de conteúdo interdisciplinar.
"Até então, cada questão da prova abordava mais de uma matéria. Por exemplo, uma única pergunta envolveria assuntos como artes, história e geografia. Agora, metade do teste de Conhecimentos Gerais terá questões com conteúdo único, ou seja, uma questão de matemática, outra de física, e assim por diante", explicou o presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU)Emerson de Toledo.
De acordo com a pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, a medida foi adotada a pedido da banca elaboradora da prova, que alegou dificuldades em fazer todas as questões interdisciplinares sem abordar conteúdo de outras séries. A professora ressaltou que o PAS continuará cobrando apenas o conteúdo da série em que o candidato está matriculado.
Classificação pelo PAS O PAS destina-se, exclusivamente, a alunos regularmente matriculados em escolas de Ensino Médio, públicas ou privadas. O ingresso nos cursos de graduação no PAS se dá por meio de provas, aplicadas no final das séries do Ensino Médio em que o candidato se encontra matriculado. A classificação dos candidatos só ocorre no final da terceira prova de cada edição do PAS.
Segundo a assessoria de comunicação da UEM, são destinadas 20% das vagas de cada curso, disponíveis no ano de ingresso na UEM, para os candidatos selecionados pelo processo.
A prova referente a cada série é constituída das provas de Conhecimentos Gerais (Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Química, Artes, Filosofia e Sociologia); Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Redação e Língua Estrangeira; e Conhecimentos Específicos (apenas referente à terceira série).