A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou na tarde deste domingo (7) o gabarito do primeiro dia do Vestibular de Inverno. O concurso começou com a aplicação da prova de conhecimentos gerais no período da manhã, que abrange várias disciplinas.
Clique aqui e confira no site da UEM o gabarito da prova de conhecimentos gerais.
Para o presidente do CVU, Emerson Arnaut de Toledo, o primeiro dia de provas foi considerado tranquilo. "Tivemos ocorrências normais. Sempre vai ter alguém [vestibulando] que vai ter problema de última hora e acaba atrasado", comentou. Foram 1.920 candidatos ausentes no primeiro dia, número que representa 9,03% dos 21,2 mil inscritos para o concurso.
Com o gabarito disponibilizado na internet, os candidatos têm a oportunidade de contestar alguma questão na qual, por ventura, identificarem erro ou ambiguidade. "Se alguém tiver discordância, tem que fazer requerimento e entregar protocolado na UEM com justificativa da questão e embasamento teórico para justificar o requerimento", explicou Toledo.
O recurso pode ser digitado pelo próprio candidato e precisa ser protocolado até as 15 horas de quarta-feira (10) no Protocolo Geral da UEM, no bloco A01. "Submetemos o questionamento aos elaboradores, se eles concordarem, alteramos no gabarito e pronto. Se não concordarem, fazemos uma banca com três outros professores."
Demais dias de prova
Na segunda-feira (8), haverá provas de língua portuguesa, literatura em língua portuguesa, língua estrangeira e redação. Os horários são sempre os mesmos: os portões ficam abertos das 8h30 às 8h50, quando a prova começa. Na terça-feira (9), a prova será de conhecimentos específicos, na qual as disciplinas cobradas variam conforme a opção de curso do candidato.
Em todos os dias, os candidatos devem levar documento oficial e original com foto e caneta de tubo transparente com escrita grossa na cor azul escura ou preta, para o preenchimento da folha de resposta. Não é permitido o uso de relógio de pulso, celular, calculadora, MP3 player e equipamentos similares. Também não podem ser utilizados bonés, gorros, luvas e outros adereços semelhantes. O lápis e borracha só podem ser usados para o rascunho.
Concorrência
Mais uma vez o curso mais concorrido do Vestibular da UEM é Medicina, com 322,8 candidatos por vaga. No total, o curso foi a opção de 19,7% de todos os inscritos. Em seguida, aparecem os cursos de Arquitetura e Urbanismo (78,1), Engenharia Civil (55); Odontologia (52,7) e Direito (51,3).
Entre os cotistas, Medicina também apresenta maior concorrência, com 169,3 candidatos por vaga, seguido por Arquitetura e Urbanismo (47,7), Odontologia (36,9) e Engenharia Civil (36,9). A concorrência completa pode ser acessada no site da CVU.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”