A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a única instituição do Paraná que aparece entre as 20 mais bem colocadas no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A lista foi divulgada nesta terça-feira (8). A UEM apareceu em 14º lugar na classificação. Dos 108 alunos inscritos no exame, 77 foram aprovados, um índice de 71,3%. Clique aqui e veja quais universidades estão entre as 20 primeiras colocadas.
Além da boa colocação, o curso de direito da UEM coleciona quatro selos da OAB Federal entregues aos melhores cursos do país. A instituição de Maringá conquistou o prêmio nos anos de 2001, 2003, 2007 e 2011. O último selo foi entregue no mês passado, em 13 de abril.
"É um reconhecimento para nós. Isso mostra que estamos no caminho certo", comentou o coordenador do curso de direito da UEM, Aroldo Luiz Morais. "Ficamos próximos da USP [Universidade de São Paulo] no ranking, a 2,3%, o que é muito bom."
O coordenador do curso também destacou o fato de a UEM ter sido a única instituição paranaense entre as 20 melhores colocadas. "Comparar com a Federal [Universidade Federal do Paraná], por exemplo, é algo muito gratificante. Eles são centenários."
Ranking
A primeira do ranking é a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais. Dos 102 alunos que fizeram a prova por essa instituição, 88 foram aprovados, 86,27%. Em seguida estão a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Fundação Universidade Federal de Viçosa (UFV).
A única instituição de ensino privada que figura no quadro das 20 de melhor desempenho é a Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV). Dos 39 alunos que prestaram a prova, 29 foram aprovados, totalizando 74,36% de aprovação. As informações estão disponíveis na página oficial da OAB na internet.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião