Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Universidade de Maringá

UEM inicia sistema de votação on-line para escolha do reitor

Ao todo, 19.499 candidatos, 88,7% do total de inscritos, estão aptos para fazer a terceira prova do vestibular da UEM | Assessoria de Imprensa da UEM
Ao todo, 19.499 candidatos, 88,7% do total de inscritos, estão aptos para fazer a terceira prova do vestibular da UEM (Foto: Assessoria de Imprensa da UEM)

A eleição deste ano para reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que acontece em agosto, contará com um sistema de votação on-line. Inicialmente, o sistema será utilizado somente por alunos do Núcleo de Educação a Distância. De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, Ricardo Cesar Gardiolo, a novidade ampliará a participação da comunidade acadêmica na votação.

"Cerca de 2.500 estudantes não vão precisar se deslocar até um pólo da UEM para votar. Além disso, são alunos que já tem contato com a instituição pela internet, já que seu ambiente de estudo é predominantemente on-line", explicou.

Ainda de acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, o sistema, desenvolvido pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da própria universidade, é seguro, semelhante ao modelo utilizado pela Justiça Eleitoral. "É pedido um código para o eleitor acessar o sistema. Ao optar por uma chapa, aparecerá na tela a foto dos candidatos. Com a confirmação do voto, o sistema declara que o estudante já participou da votação."

A expectativa dos organizadores é de que o processo eletrônico minimize os custos do pleito. "Nós ainda não temos o levantamento oficial, mas possivelmente teremos redução nos gastos com papéis, mesário e transporte de urnas. Além disso, a apuração será imediata, acelerando o resultado da eleição. É um passo importante, já que a eleição no Brasil é eletrônica. Estamos dando o primeiro passo para concretizar o acesso aos alunos", salientou Gardiolo.

Atualmente, a eleição para reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) já é realizada de forma 100% eletrônica.

Processo 100% eletrônico até 2014

Gardiolo informou que a UEM atualmente não conta com estrutura adequada para atender toda a comunidade acadêmica com votação on-line. A meta é de que a eleição de 2014 possa ser 100% eletrônica. "Se não for possível a votação via internet, queremos ter pelo menos a votação pelas urnas, nos mesmos moldes da Justiça Eleitoral".

Para isso, o presidente da comissão organizadora da eleição informou que possivelmente a UEM precisará desenvolver equipamentos próprios. "A eleição para reitor sempre coincide com a escolha de presidentes e governadores. Ou seja, não temos urnas do TRE disponíveis, já que elas ficam lacradas para o processo eleitoral".

Chapas inscritas

Na última quarta-feira (7), a Comissão Eleitoral homologou as duas chapas inscritas para a eleição do reitor e do vice, que ficarão à frente da instituição entre 2010 e 2014. A chapa "Siga em frente UEM" é encabeçada pelo professor Júlio Santiago Prates Filho tem e Neusa Altoé como vice. A "UEM é +" tem como candidato a reitor o professor Mauro Luciano Baesso e a vice-reitor, o professor Julio Cesar Damasceno.

O pleito está previsto para 18 de agosto. A nova direção assume em 10 de outubro. A expectativa é de que 25 mil pessoas estejam aptas a votar, entre alunos de graduação e pós-graduação, técnico-administrativos e docentes. A lista de votantes já está disponível no site da instituição.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.