O Ministério da Fazenda aprovou a concessão de empréstimo no valor de US$ 13 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) à Prefeitura de Maringá, para financiar o projeto que que trará grandes mudanças ao trânsito do município. A maior parte da verba servirá para viabilização de vias preferenciais para o transporte coletivo na Avenida Brasil e para a construção do Contorno Oeste, na região da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que ligará as regiões norte e sul do município.
O próximo passo é a assinatura do contrato, que será feita por representantes do Ministério do Planejamento, da administração municipal e do BID, em data e em locais que ainda serão definidos.
"O projeto ainda prevê, por exigência do BID, que cerca de 5% do valor seja utilizado para a melhoria das condições administrativas da Prefeitura", diz o secretário municipal do Planejamento, Jurandir Guatassara.
Ele afirmou que o projeto está orçado em US$ 26 milhões ao todo. O restante do valor já saiu dos cofres públicos municipais, em caráter de contrapartida, para a implantação do sistema binário no Jardim Universitário e nas Zonas 1, 2 e 7 e para o rebaixamento da linha férrea no Novo Centro.
Deixe sua opinião