Maringá será a capital paranaense do teatro de bonecos nesta semana. A quarta edição do Festebom, único festival do gênero em atividade no Paraná, começa na segunda-feira (2) e vai até 8 de agosto, com 23 apresentações divididas entre os Teatros Barracão, Reviver, Calil Haddad e da Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de entidades assistenciais e praças de Maringá e para o distrito de Iguatemi. As entradas são gratuitas.
Um desfile abrirá o Festebom. Bonecos gigantes e artistas locais vão passear pela Avenida Brasil, na região central de Maringá, depois das 10h30 desta segunda-feira (2). No entanto, o passeio poderá ser adiado, se houver chuva. "Se o tempo não estiver bom, o desfile será remarcado para terça-feira, no mesmo horário, a princípio", informou Rô Fagundes, uma das integrantes da diretoria da Arte Boa, que organiza o festival.
Ao todo, 12 companhias vão se apresentar na quarta edição do Festebom sete do Paraná (destes, três de Maringá), três de São Paulo, uma do Rio Grande do Sul e uma da Paraíba. A maratona de espetáculos começará às 14h de segunda-feira (2), no Teatro Calil Haddad, com o espetáculo Bichos do Brasil, da Pia Fraus (SP). "Como essa companhia trabalha com bonecos gigantes, agendamos a apresentação no Calil Haddad, que é um teatro maior", afirmou Rô.
Neste ano, o grupo homenageado será a Cia. Manoel Kobachuk, de Curitiba. Na abertura oficial, que ocorrerá às 20 horas de segunda-feira, também no Teatro Calil Haddad, a companhia receberá um troféu confeccionado pelo artista plástico Jorge Pedro. "Esse grupo tem 30 anos de história e serve de referência para todos os outros que foram formados depois", explicou Rô.
Uma das novidades é que a quarta edição terá um boneco mestre de cerimônia. Antes de todos os espetáculos, o leão Cid vai conversar com o público e apresentar o grupo que entrará em cena. A manipulação do boneco, que é visto também como o mascote deste ano do festival, será feita por Caco Padilha, que se mudou recentemente do Rio Grande do Sul para Maringá.
Segundo Rô, os espetáculos são voltados para pessoas de todas as idades. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes do início dos espetáculos, na bilheteria dos próprios teatros. "Para garantir um lugar, recomendamos que o público não chegue em cima da hora", disse.