As clínicas da universidades oferecem serviços para bebês, crianças e adultos. Atendimento é feito por alunos| Foto: Ivan Amorim/Gazeta do Povo

As universidades e os centros universitários de Maringá oferecem diversos serviços gratuitos à população de baixa renda. A maioria é na área da saúde, como tratamentos de fisioterapia e psicologia e consultas de odontologia e fonoaudiologia. Em alguns casos, é preciso fazer cadastro com antecedência para se beneficiar dos atendimentos. Clique aqui para conferir todos os serviços oferecidos.

CARREGANDO :)

UEM

Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), há uma clínica de odontologia que oferece os mesmos serviços de uma clínica profissional. Os pacientes geralmente procuram o local para extrair dentes e fazer tratamento de canal ou de gengiva. "Os atendimentos são feitos pelos alunos que fazem graduação, residência, mestrado ou outros cursos de especialização. Atender na clínica é obrigatório na grade curricular", explica a chefe do departamento de odontologia da universidade, Mirian Marubayashi Hidalgo.

Publicidade

Para realizar um tratamento completo, o interessado deve se cadastrar com antecedência. As inscrições são abertas uma vez por ano. Em 2009, os cadastros ainda não foram feitos, já que a clínica está atendendo os pacientes que se inscreveram em 2008. E eles não são poucos. Segundo Mirian, mais de dez mil pessoas foram atendidas pela clínica no ano passado.

A maioria dos serviços é gratuita. A exceção é colocação de próteses, em que o preço da peça é repassado ao paciente. Para ser atendido pela clínica, é preciso ter baixa renda e passar por uma triagem. Quem não se cadastrou pode apenas receber atendimentos de emergência, como extração de dentes.

A clínica também tem parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), de onde recebe muitos pacientes encaminhados.

Cesumar

O Centro Universitário de Maringá (Cesumar) oferece um serviço semelhante. Também é necessário fazer um cadastro, informando os dados pessoais e o serviço desejado, para então marcar o atendimento.

Publicidade

Tanto o Cesumar quanto a UEM também possuem clínicas de psicologia. Elas oferecem gratuitamente psicoterapia individual e de família, além de atendimentos voltados para crianças e adolescentes. Neste caso, não há critérios socioeconômicos na seleção dos pacientes. Os tratamentos podem durar de seis meses a um ano, com possibilidade de prorrogação.

O Cesumar tem ainda clínicas de fisioterapia e fonoaudiologa, que atendem crianças e adultos. Nos dois casos é preciso entrar em uma lista de espera, que, no caso de fisioterapia, é de aproximadamente 60 dias.

Em todos os tipos de consulta, os serviços são feitos pelos alunos das instituições, geralmente nas etapas finais dos cursos. "O nosso objetivo é a formação do aluno, mas o paciente também se beneficia. É um serviço prestado a toda a comunidade, inclusive pessoas de fora de Maringá", afirma a coordenadora do curso de Fonoaudiologia do Cesumar, Carla Salatti.