Em 2008 o Paraná produziu 48 milhões de toneladas de cana-de-açúcar

CARREGANDO :)

Várias usinas de cana-de-açúcar do Noroeste do Paraná anteciparam as colheitas para aproveitar o bom preço no mercado. Nem o sol quente e o calor de quase 40ºC desanimam os cortadores de cana, que não costumam ter muito serviço no início do ano. "Este dinheiro vai ser um ganho a mais nesta época e vai ajudar a pagar as despesas da casa", disse o trabalhador Antônio dos Santos, em entrevista ao Paraná TV 1.ª edição, da RPC.

A safra, que no Paraná começa em março, foi antecipada em algumas usinas este ano. De dezembro a abril é época de entressafra em São Paulo, o maior produtor de cana do país. Com isso o preço do álcool fica mais atrativo para as empresas paranaenses.

Publicidade

Em 2008 o Paraná produziu 48 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Este ano ainda não existe nenhuma estimativa oficial, mas a expectativa é de aumentar a produção em pelo menos 10%.

Nas usinas paranaenses o trabalho dura 24 horas e os caminhões fazem fila para descarregar. Uma delas, localizada na cidade de Nova Londrina, a 77 quilômetros de Paranavaí, produz 400 mil litros de álcool por dia e cerca de 70% da produção abastece o mercado interno, o restante é exportado para países da América Latina e Estados Unidos.

O responsável pela usina diz que a antecipação da colheita é uma tendência, pois logo não haverá períodos de entressafra. "Temos uma variedade rica de cana e estamos aproveitando a oportunidade de mercado que surge no momento", ressaltou o diretor da usina, Ramón Villareal.