Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Justiça

Varas de Maringá passam a tramitar processos eletrônicos

A partir da próxima segunda-feira (4) os novos processos que tramitarem nas cinco Varas do Trabalho de Maringá serão totalmente eletrônicos. A medida faz parte de um projeto do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), que busca instalar o novo sistema em todo o Paraná até setembro deste ano.

Segundo o coordenador do processo eletrônico no TRT, Bráulio Gusmão, a medida dará maior agilidade no trâmite dos processos, uma vez que elimina trabalhos mecânicos da secretaria. "Além disso, os documentos ficarão disponíveis 24 horas por dia. A qualquer momento, a pessoa pode ter acesso a informação de seu processo pela internet, sem precisar ter que se deslocar até uma Vara do Trabalho", explicou.

Além da agilidade, o novo modelo é ecologicamente correto e mais econômico. "Mais do que a rapidez, o que estamos buscando neste momento é a mudança de cultura. O papel está deixando de ser realidade", salientou Gusmão. A estimativa é que os processos sejam totalmente eletrônicos dentro de quatro anos.

Nas primeiras semanas do novo sistema, servidores serão destacados para auxiliar os advogados, que também terão cursos de capacitação por meio do site do TRT. Sistema começou a ser implantado em 2009

O processo eletrônico começou a ser implantado na Justiça do Trabalho do Paraná em 2009, com a criação das três primeiras Varas Digitais de Curitiba. No final de 2010, foi a vez da Vara do Trabalho de Cambé eliminar o papel nos seus procedimentos.

Neste ano, também já implantaram o novo sistema todas as Varas de Curitiba (23 incluindo as três primeiras digitais), as sete varas de Londrina e a Vara do Trabalho de Pato Branco.

Além de Maringá, o novo modelo chega nesta segunda (4) nas Varas do Trabalho de Arapongas, Araucária, Apucarana, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Colombo, Jacarezinho, Jaguariaíva, Pinhais, Porecatu, Rolândia, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Wenceslau Braz e os Postos de Atendimento de Ibaiti e Rio Negro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.