Nesta terça-feira (22), a Prefeitura de Maringá divulgou a lista com os horários de funcionamento das repartições públicas para este final de ano. O prefeito Silvio Barros (PP) decretou ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro nas repartições públicas municipais. . Já entre os dias 24 e 27 de dezembro e entre 31 de dezembro e 3 de janeiro, a administração municipal manterá os serviços de natureza essencial, que não podem ser interrompidos. Confira a lista dos serviços que estarão de plantão na prefeitura neste final de ano:
Saúde
O Hospital Municipal, o Hospital Universitário e o Pronto Atendimento a Criança - Zona Norte ficarão de plantão na véspera e no dia do Natal, assim como nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Os postos de saúde e a sede da Secretaria acompanham o funcionamento do Paço Municipal. O SAMU permanecerá funcionando para atender emergências 24 horas, pelo telefone 192.
Transporte
O EstaR Estacionamento Rotativo não será cobrado nos dias que antecedem os feriados, funcionando nos dias 28, 29 e 30 de dezembro e voltando no dia 4 de janeiro. Já com relação ao transporte coletivo, a Setran está disponibilizando um acréscimo nas linhas Centro/Bairro e Bairro/Centro no período da noite enquanto o comércio estiver aberto e também nos finais de semana até o dia 3 de janeiro. Outras informações sobre horários de ônibus podem ser obtidas pelo telefone 3221-8500.
Assistência Social
Trabalham em sistema de plantão o Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA) 0800 - 6435115, o Serviço de Atendimento aos Moradores de Rua (3901-1840), o Albergue Santa Luiza de Marillac (3224-1673), o Abrigo Provisório para Crianças e Adolescentes (3901-1908) e os Conselhos Tutelares (9973-0323 e 3901-1966).
Esporte
Os centros esportivos da cidade funcionarão normalmente e o uso das quadras pode ser agendado com os guardas municipais responsáveis.
Educação
As escolas não funcionam durante o período de férias e voltam a atender no início de fevereiro. Os Centros Municipais de Educação Infantil vão atender as crianças em regime a partir da primeira semana de janeiro. A confirmação das matrículas será feita na sede da secretaria, nas escolas e centros a partir do dia 20 de janeiro. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3221-6900.
Cultura
Os teatros fecham na véspera do Natal e a programação cultural será retomada a partir do dia 8 de janeiro, com a realização do projeto Convite ao Teatro, no Teatro Barracão. As edições dos convites à Dança e à Música serão retomadas nos dias 12 e 14 de janeiro.
Serviços públicos
Os setores operacionais da secretaria que prestam serviços essenciais de coleta de lixo funcionam em regime de plantão nos finais de semana e nas vésperas dos feriados. Os setores de manutenção da iluminação pública, viação e arborização também estarão de plantão para atendimento de emergência.
Controle Urbano
Fiscais da Secretaria Municipal de Controle Urbano e Obras Públicas (Seurb) vão trabalhar em regime de plantão no comércio da cidade.
Comércio
De acordo com informações do Sindicato do Comércio Varejista de Maringá (Sivamar), o horário especial de funcionamento do comércio termina nesta quarta-feira (23), quando as lojas abrirão até as 22 horas. Já nos dias 24 e 31 de dezembro, tanto lojas quanto supermercados funcionarão até as 18 horas. As lojas ficarão fechadas no dia 26 de dezembro e somente os supermercados estarão abertos, a partir do meio-dia.
Para compensar as horas trabalhadas pelos comerciários no dia 20 (domingo), as lojas abrem ao meio-dia em 17 de fevereiro de 2010, Quarta-feira de Cinzas. Já os supermercados abrem ao meio-dia em 26 de dezembro e 2 de janeiro, porém, começarão a funcionar às 8 horas da manhã no dia 17 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas.
No dia 16 de fevereiro, Terça-Feira de Carnaval, tanto lojas como supermercados ficarão fechados. Outras informações sobre o horário especial do comércio no período de Natal podem ser obtidas no site do Sivamar (www.sivamar.com.br), que traz a íntegra da Convenção Coletiva.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético