Os ciclistas Luciano André Mendonça Pagliarini e Emerson Francisco Silva, indicados pelo presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcelos, vistoriaram o velódromo da Vila Olímpica de Maringá nesta sexta-feira (18). Há um ano e três meses desativado, o velódromo do Complexo Esportivo recebeu a visita dos ciclistas que devem indicar as principais mudanças.

CARREGANDO :)

De acordo com a Secretaria de Esportes de Maringá, a partir das mudanças sugeridas pelos ciclistas, por meio de um relatório oficial, será montado o projeto para as modificações necessárias no local.

Segundo o ciclista Emerson Silva, a intenção é iniciar os treinamentos em Maringá ainda em setembro. Os dois atletas disseram faltar apenas alguns detalhes para começar a sediar competições de alto nível.

Publicidade

O objetivo dos ciclistas é montar uma escolinha que seja referência na modalidade. "Vamos atender as alterações indicadas pela confederação para trazer os atletas olímpicos para treinar aqui", disse a secretária de Esportes e Lazer, Edith Dias de Carvalho.

Os ciclistas Luciano Pagliarini e Emerson Silva são de Londrina, e fazem parte da elite do esporte nacional. Luciano Pagliarini participou das Olimpíadas de 2004, em Atenas, tendo abandonado a prova de estrada devido a problemas mecânicos. Disputou a Volta da França 2005 e sua melhor posição foi um quinto lugar no segundo dia da competição.

No Panamericano de 2007, Luciano Pagliarini ganhou o bronze na categoria estrada. Em 2008 participou das olimpíadas de Pequim na China, e completou a prova após percorrer mais de 240 quilômetros sentado de lado no selim da bicicleta em razão de fortes dores ocasionadas por pedras no rim.

Durante os quase 11 anos na Itália, Luciano Pagliarini representou o Brasil no exterior conquistando mais de 50 vitórias e participou das provas mais importantes do Calendário Mundial de Ciclismo como o Tour de France, Giro da Itália, Paris - Roubaix, Milão - San Remo. Ele retornou ao Brasil em agosto deste ano para focar sua preparação para competições de pista de olho nas Olimpíadas de 2012.