A época mais quente do ano no Brasil começa, oficialmente, às 15h11 deste sábado (21). Mas o verão já despontou em Maringá há tempos. Em 28 de novembro, Município teve o dia mais quente do ano, quando os termômetros marcaram 35,4 graus, segundo o Instituto Tecnológico Simepar.
E os próximos dias não fogem à regra. Conforme o Simepar, os termômetros vão oscilar entre 19 e 33 graus até o Natal (25). As temperaturas devem ficar em torno de 20 a 33 graus até o final da estação, em 20 de março. Para os três meses são esperados eventos típicos da estação: chuvas intensas e ventos fortes. O índice pluviométrico deve ficar entre 100 e 220 milímetros.
Para este fim de semana, são esperadas pancadas de chuvas isoladas e céu com muitas nuvens em Maringá.
Proteção solar
O período quente exige alguns cuidados imprescindíveis para manter a saúde em dia. O filtro solar tem de ser companheiro inseparável e deve ser reaplicado várias vezes ao dia. O fator 30 é o mais indicado, segundo a dermatologista Fabiana Oliveira.
Os períodos de exposição aos raios solares também devem ser levados em conta. Das 9h às 16h, Fabiana aconselha que não haja exposição. Segundo ela, o filtro solar é necessário também devido ao mormaço, que pode causar queimaduras.
Na nova estação, é muito importante estar atento à hidratação. Beber pelo menos dois litros de água ao dia é o recomendado pela especialista. "Caso a pessoa tenha dificuldade em ingerir água, pode recorrer aos chás, sucos naturais, o importante é se manter hidratado."
Explosões em Brasília tem força jurídica para enterrar o PL da Anistia?
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast