Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá

Vereador Evandro Junior cria projeto que reduz imposto de negócio do seu pai

Aprovado em primeira discussão, na sessão ordinária da Câmara de Maringá nesta terça-feira (22), mudança na lei de tributação dos cartórios. A iniciativa é do vereador Evandro Junior (PSDB), que apresentou o requerimento na última quinta-feira (17) em regime de urgência, mas voltou atrás e pediu para que o tema fosse retirado da pauta. Na sessão desta terça, o assunto foi votado tendo a assinatura de Wellington Andrade com vereador autor.

"Eu não posso apresentar a lei porque meu pai tem um cartório", disse Junior ao ser questionado sobre o motivo de abrir mão da autoria do texto. Segundo ele, trata-se de uma regularização que esta ocorrendo nas leis de várias cidades e que já teve o aval do Supremo tribunal Federal (STF). Com a mudança na cobrança do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), pago aos cofres municipais, os cartorários deixam de recolher 2% da arrecadação e passam a pagar apenas R$517 por ano.

Junior explicou que foi uma discussão com o colega (Andrade) que levou a mudança na autoria do projeto.

"Essa troca de autor é uma coisa negativa para a casa. O vereador-autor (Andrade) nem defendeu a proposta", disse Flávio Vicente (PSDB), do mesmo partido que Junior, mas que votou contrariamente à mudança na lei. "Considero o trabalho dos cartorários importante, mas vamos deixar de arrecadar muito para o município. É uma instituição que não precisa de incentivo fiscal", completou.

Vicente ainda comentou o fato do pai de Junior ser beneficiado pela mudança na lei. "De certa forma é legislar em causa própria. Acho que ele não deveria até ser impedido de votar no assunto", afirmou. A tentativa é que na segunda votação, prevista para a sessão extraordinária desta terça-feira, os parlamentares pedissem mais tempo para apreciar o assunto. "Precisamos do parecer de outras entidades como a OAB", defendeu Vicente.

O pai de Evandro Junior é Evandro Buquera de Freitas Oliveira e é responsável pelo cartório do 3º Ofício localizado na região central de Maringá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.