Prefeito Silvio Barros e o vereador Mario Hossokawa, eleito presidente da Câmara até 2010| Foto: Divulgação

Mário Massao Hossokawa (PMDB) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Maringá, no Noroeste do estado, para o biênio 2009-2010. Ele recebeu dez votos, contra cinco para o vereador Dr. Manoel Álvares Sobrinho (PC do B), candidato da bancada de oposição. A eleição para a mesa diretiva ocorreu nesta quinta-feira (1.º), às 17h, logo depois da cerimônia de posse dos 15 vereadores eleitos.

CARREGANDO :)

Também foram escolhidos para compor a mesa o vereador Aparecido Domingos "Zebrão" Regini (PP), como 1º vice-presidente, Carlos Eduardo Sabóia (PMN), como 2º vice-presidente, Heine Santa Rosa Macieira (PP), como 1º secretário e Evandro Júnior (PSDB), como 2º secretário. Paulo Soni (PSB) foi escolhido 3º secretário por unanimidade, obtendo 15 votos. Em todas as outras escolhas houve disputa e a base de apoio ao executivo saiu vitoriosa sempre.

Hossokawa afirmou que foi realizado um intenso trabalho de bastidores para a escolha de seu nome como candidato à presidência, pois existiam outros vereadores interessados. "O principal compromisso da minha gestão será resgatar a imagem da Câmara e reduzir os gastos da casa", disse. Segundo Hossokawa, o nome da Câmara ficou muito manchado durante a última legislatura.

Publicidade

Já o vereador Mario Verri (PT) disse que a escolha dos nomes para a mesa diretiva foi uma grande perda. Segundo ele, oito novos vereadores foram escolhidos na eleição de cinco de outubro, o que mostra que a população queria mudança. "O que vejo aqui é o continuísmo", afirmou. "Perdemos a oportunidade de trazer uma mudança para a Câmara, compromisso que tínhamos assumido com a população", completou. Verri disse ainda que será o líder do PT e da oposição durante os próximos anos. Uma das medidas será a criação de uma comissão para questionar os cargos comissionados do Legislativo, que segundo ele, são exagerados.

O vereador Flávio Vicente (PSDB) pertence a um partido que é da base de apoio ao executivo e que tem maioria na câmara, mas na sessão desta quinta ele votou com a oposição na escolha do presidente, vices e secretários. Contudo, ele afirma que não pretende se aliar definitivamente à oposição. "Minha postura será independente e crítica em relação ao executivo", disse ele.

Estiveram presentes também na solenidade de posse e eleição da mesa diretiva o deputado federal Ricardo Barros (PP), deputado estadual Enio Verri (PT), deputada estadual Cida Borghetti (PP), o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Décio Sperandio, o reitor do Cesumar, Wilson Matos Silva, além de outras autoridade.

A partir de 19h30 o prefeito Silvio Barros (PP) e o vice Roberto Pupin (PDT) também tomam posse.

Publicidade