Lei seca segue até 1 hora de quarta-feira
A venda de bebidas alcoólicas voltou a ficar proibida na região próxima ao campus. A Lei Seca começou às 20 horas de sexta-feira (6) e segue até a 1 hora de quarta-feira (11).A Lei Municipal 8.510/2009 proíbe a venda de bebidas alcoólicas durante a realização das provas, que começam neste domingo (8).
De acordo com a lei, os entornos dos locais de prova (campus UEM, UniCesumar e PUC) serão fiscalizados.
Os donos de bares, lanchonetes e restaurantes que descumprirem a lei podem ser multados em R$ 5 mil e os vendedores ambulantes em R$ 500. Segundo o gerente de Fiscalização, Rubens Sebastião Marin, em caso de flagrante, a mercadoria será apreendida e os consumidores em vias públicas terão o produto apreendido e descartado.
O Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) começa neste domingo (8) com as provas de Conhecimentos Gerais. Na segunda (9) e terça-feira (10) serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Redação e prova de conhecimentos específicos. Neste concurso, 15,4 mil candidatos concorrem às vagas. Desses, 10,7 mil farão as provas em Maringá.
Na cidade sede da instituição, serão cinco locais de provas: campus da UEM, Colégio Estadual Doutor Gastão Vidigal, Pontifícia Universidade Católica (PUC Maringá), Centro Universitário de Maringá (UniCesumar) e Faculdade Ingá. As provas serão aplicadas também nos campus regionais da UEM em Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Além disso, alguns candidatos realizarão os testes em Apucarana, Campo Mourão e Paranavaí.
Na segunda-feira (9), os vestibulandos irão realizar as provas de provas de língua portuguesa, estrangeira e redação. Na terça-feira (10), o último dia do concurso, os candidatos serão cobrados por avaliações em conhecimentos específicos.
Horários de prova
As provas começam pontualmente às 8h50 e a recomendação da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), é para que os candidatos cheguem com antecedência para evitar transtornos. Às 8h30 soará um sinal autorizando a entrada dos candidatos e, às 8h50, outro sinal avisará sobre o encerramento da entrada nas salas. A CVU reforça que não será permitida, em hipótese alguma, a entrada de retardatários.
Após o início da resolução da prova, às 9 horas, o candidato deverá aguardar pelo menos duas horas e meia para entregar a folha de respostas e o caderno de provas e retirar-se definitivamente da sala. Em todos os dias, a provas serão encerradas às 13 horas.
Materiais permitidos
Os candidatos ao vestibular poderão utilizar somente caneta esferográfica com tinta azul escura ou preta e escrita grossa. A CVU alerta que não será permitido o uso de dicionário, calculadora, bem como a consulta a qualquer material adicional. Também não será permitido o uso de celular, boné, gorro, relógio, aparelho para deficiência auditiva, aparelhos de MP3 ou similares. Gabarito
O gabarito provisório das questões de alternativas múltiplas será divulgado no mesmo dia de realização da prova, às 15 horas, no Bloco 28-CVU (em Maringá) e na internet. Caberá pedido de reconsideração do gabarito de respostas das questões objetivas das provas mediante requerimento protocolizado junto à CVU, devidamente justificado, até 24 horas após a divulgação do gabarito da Prova 3.
Resultado
O resultado do vestibular será divulgado em 10 de janeiro do ano que vem, a partir das 10 horas, pelo site do vestibular. Os aprovados deverão efetivar a matrícula entre 10 e 13 de janeiro exclusivamente pela internet, no site do Diretório de Assuntos Acadêmicos (DAA).
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Declaração final do G20 aborda taxação de super-ricos, guerras e regulação de IA
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast