Katy venceu 3 categorias, incluindo o de Clipe do Ano| Foto: Getty Images
Lady Gaga apresentou o single
Beyoncé exibiu a barriga de grávida e apresentou uma das músicas de seu disco4
CARREGANDO :)
CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

Foi uma noite de festa. Mesmo deixando a desejar, o VMA - Video Music Awards - premiou os melhores da música pop na noite deste domingo (28). Em cerimônia realizada no Nokia Theater, em Los Angeles, a premiação realizada pela MTV norte-americana consagrou Katy Perry e Adele, que ganharam três astronautas de prata, cada uma.

Katy Perry, favorita com 9 indicações, faturou o principal troféu da noite, o de Clipe do Ano pelo hit "Firework". Além disso, a artista acumulou ainda os títulos de Melhor Colaboração e Melhores Efeitos Especiais, ambos pela mega produção "E.T.", gravada ao lado do rapper Kanye West.

Publicidade

A ascendente Adele se destacou apenas nas categorias técnicas. A britânica conquistou os prêmios de Fotografia, Edição e Direção de Arte - todos pelo videoclipe de "Rolling in the Deep", do álbum 21. Mesmo assim, a cantora foi um dos destaques de toda a premiação pela sua ótima performance de "Someone Like You".

Outro grande nome do VMA foi Lady Gaga. A cantora abriu a noite com a apresentação de "You And I", atual single de trabalho do disco Born This Way. Aliás, foi pela faixa-título que a artista se destacou: levou os astronautas de Melhor Clipe Feminino e Videoclipe com Mensagem.

Entre categorias principais, foram lembrados ainda o cantor teen Justin Bieber (Melhor Clipe Masculino, por "U Smile"), a banda Foo Fighters (Melhor Clipe de Rock, por "Walk") e Britney Spears (Melhor Clipe Pop, pelo hit dançante "Till the World Ends").

Spears, inclusive, foi homenageada pela MTV, que fez um mix de seus maiores sucessos em uma coreografia agitada. Logo após a dança, Gaga entregou o troféu e permaneceu no palco, à espera de um beijo - a artista tentou repetir o gesto de Britney e Madonna, no VMA de 2003, quando as duas artistas se beijaram após uma calorosa apresentação. "Eu já fiz isso uma vez", cortou Britney, sem dar brechas à cantora de "Bad Romance".

Shows e pouco tato na homenagem à Winehouse

Publicidade

Além da apresentação de Lady Gaga, outros artistas marcaram presença no Nokia Theater. Chris Brown executou seus últimos singles, como "Yeah (3x)" e "Beautiful People", em meio a vários efeitos especiais.

Pitbull também agradou com o hit "Give Me Everything" ao lado de Ne-Yo, Afrojack e Nayer, assim como Beyoncé arrancou muitos aplausos pela faixa "Love on Top". Esta última, inclusive, anunciou estar grávida de seu marido, o rapper Jay-Z, e mesmo assim fez um show vivo e bem produzido.

O VMA ainda dedicou parte de seu tempo com um singelo tributo à Amy Winehouse, cantora britânica que faleceu no dia 23 de julho. Nele, Tony Bennet prestou um depoimento sobre a artista, além de exibir imagens suas cantando ao lado da artista. A ideia foi concluída com a performance de Bruno Mars, que fez um cover do sucesso "Valerie".

Inconclusivo e com shows pouco empolgantes, o VMA 2011 encerrou com a performance do rapper Lil Wayne.

*Veja a lista de vencedores:

Publicidade

CLIPE DO ANOKaty Perry - 'Firework'

MELHOR CLIPE POP

MELHOR CLIPE DE ROCKFoo Fighters - 'Walk'

MELHOR CLIPE DE HIP-HOPNicki Minaj - 'Super Bass'

REVELAÇÃOTyler, The Creator - 'Yonkers'

Publicidade

MELHOR CLIPE FEMININOLady Gaga - 'Born This Way'

MELHOR CLIPE MASCULINOJustin Bieber - 'U Smile'

MELHOR PARCERIA MUSICALKaty Perry feat. Kanye West - 'E.T.'

DIREÇÃO DE ARTEAdele - "Rolling in the Deep"

COREOGRAFIABeyoncé - 'Run the World (Girls)'

Publicidade

FOTOGRAFIAAdele - "Rolling in the Deep"

DIREÇÃOAinda não anunciado

EDIÇÃOAdele - "Rolling in the Deep"

EFEITOS ESPECIAISKaty Perry feat. Kanye West - "E.T."

*Confira todos os detalhes do live blogging:

Publicidade