Uma massa de ar polar que ingressou na Região Sul do Brasil deixa as temperaturas baixas em todo o Paraná até o meio da semana. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, há previsão de geada para praticamente todas as regiões do estado para as próximas madrugadas e as temperaturas devem chegar as marcas mais baixas do ano entre hoje e amanhã. O tempo deve ficar estável ao longo de toda a semana.
Ontem, a menor temperatura do Paraná foi verificada em Guarapuava, no Centro do estado, onde os moradores enfrentaram 2,4°C. Palmas, no Sul, teve mínima de 2,9°C, enquanto em Curitiba os termômetros chegaram à casa dos 6,4°C. A menor temperatura registrada na capital neste ano foi de 3,5°C, no mês passado.
O meteorologista Reinaldo Kneib explica que apesar do frio, não houve condições para formação de geada por causa da grande circulação de ventos. "Para amanhã (hoje) e quarta-feira (amanhã), entretanto, há previsão de mais frio ainda e risco de geada em praticamente todas as regiões do Paraná, com exceção do litoral e das regiões mais ao norte do estado", alerta.
Hoje, as mínimas previstas são de 4°C em Curitiba, 12°C em Paranaguá, 7°C em Londrina e Maringá, 3°C em Cascavel e Ponta Grossa, 5°C em Foz do Iguaçu e 0C em Guarapuava. Amanhã, as temperaturas devem cair a 2°C em Curitiba, 9°C em Paranaguá, 5°C em Londrina, 6°C em Maringá, 3°C em Cascavel, 4°C em Foz, 1°C em Ponta Grossa e -1°Cem Guarapuava.
A massa de ar polar se desloca a partir da Argentina em direção ao Oceano Atlântico. Segundo Kneib, a partir da quinta-feira o sistema deixa o continente e o tempo volta a esquentar gradualmente. "Até o fim de semana, as temperaturas devem voltar às médias verificadas na semana passada", diz.
-1°C é a mínima prevista para amanhã em Guarapuava.